segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Hora de Fecho: Comissário alerta para perigo de segundo resgate

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 
O comissário europeu Günther Oettinger esteve esta manhã no Parlamento e falou sobre a hipótese de Portugal precisar de um novo resgate. "Não sei qual é a probabilidade, mas é maior do que 0%".
COMISSÃO EUROPEIA 
O ministro dos Negócios Estrangeiros afastou a possibilidade de um segundo resgate a Portugal, admitida pelo comissário europeu responsável pelo Orçamento, e recomendou "máximo cuidado e sentido de responsabilidade" aos responsáveis políticos, incluindo membros da Comissão Europeia.
O banco chinês Minsheng Banking manifestou interesse no Novo Banco, revela o Público. Em causa está uma posição como investidor de referência, no quadro de uma futura dispersão em bolsa.
A búlgara Kristalina Georgieva está a ser ouvida pela Assembleia-geral das Nações Unidas. É a primeira vez que a comissária europeia dá provas do seu valor na corrida ao cargo de secretário-geral.
As estações do Rato (linha amarela) e do Cais do Sodré (linha verde) do Metro de Lisboa poderão ser ligadas com a construção de duas novas estações: na Estrela e em Santos. Decisão cabe ao Governo.
António Costa fez campanha, para as eleições de há um ano, acusando o governo PSD/CDS de não ter conseguido interromper a subida da dívida pública. O PS conseguiu inverter a tendência? Veja a resposta
O primeiro-ministro diz que haverá um "aumento justo" das pensões no próximo ano, mas escusou-se a entrar em detalhes, apontando que é necessário esperar pela apresentação do Orçamento do Estado.
Mais do que rejeitar a paz, os colombianos disseram não ao atual acordo de paz. A integração política das FARC e a amnistia para criminosos de guerra foi difícil de engolir para 50,2% dos colombianos.
Ameaças passam pela possibilidade de os árbitros perderem o seu trabalho fora do futebol. Clube diz que chantagem será levada a cabo por patrões e/ou superiores hierárquicos.
Quando a Pan Am pediu à Boeing um avião de 400 lugares recebeu, afinal, um palácio alado. O modelo 747 nasceu durante os anos 70 e é o avião onde ainda queremos viajar. Espaço (e estilo) não faltam.
Já não fica em Itália. A caverna mais abismal do mundo tem mais de 404 metros de profundidade e fica a este na República Checa. "Hranicka Propast" é um mundo difícil de enfrentar pelos exploradores. 
Opinião

Alexandre Homem Cristo
Controlar as corporações é dominar o debate, decretar o politicamente legítimo e obter tolerância perante incompetências governativas. O equilíbrio da geringonça está aí: na mordaça sindical da CGTP.

João Carlos Espada
O que importa neste momento é encontrar um terreno comum entre todos aqueles que querem resistir à onda crescente de proteccionismo e populismo autoritários que ameaça a Europa e os EUA.

José Manuel Fernandes
No Metro de Lisboa todo o dinheiro que há serve para repor antigos privilégios dos seus trabalhadores, não para reparar as carruagens que se avariam ou para evitar a degradação da qualidade do serviço

Helena Matos
Criar ricos é muito mais fácil do que criar riqueza. Basta alterar por decreto o valor do património que faz de cada um de nós um rico. Não duvido que dentro de pouco tempo seremos todos ricos.

João Marques de Almeida
Sei que muita gente está convencida que Sócrates jamais regressará ao primeiro plano da política, mas a verdade é que o tempo de crise e de populismo em que vivemos é perfeito para alguém como ele.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário