terça-feira, 18 de outubro de 2016

360º - O retrato do fugitivo de Aguiar da Beira e das suas vítimas

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... o Orçamento do Estado foi entregue em Bruxelas ontem à noite. O prazo já começou a contar: a Comissão Europeia tem até ao fim do mês para levantar uma eventual bandeira vermelha.

Soube-se hoje que, na semana passada, a PJ fez buscas no estádio da Luz. Em causa, segundo o Correio da Manhã, está uma investigação a alegadas entregas de presentes a equipas de arbitragem. O Benfica garante que foi o próprio clube a solicitar as investigações.

Em Mossul, a batalha parece estar a correr bem para as forças iraquianas (que são apoiadas por 60 países que se juntaram para combater o Estado Islâmico). Segundo um porta-voz norte-americano, "o primeiro dia decorreu como previsto".

No Japão, já há data para o imperador abdicar do trono, segundo a edição de hoje de um jornal de Tóquio: 2018.


Informação relevante
Ontem foi possível ver em direto as operações policiais em busca do fugitivo de Aguiar da Beira. Elementos da GNR cercaram uma casa em Vila Real, de armas na mão, e fizeram buscas pelo terreno, à procura de Pedro Dias, enquanto as câmaras de televisão os filmavam. O automóvel em que se deslocava o suspeito de dois homicídios na semana passada foi encontrado. O fugitivo percorreu 250 quilómetros em seis dias, como pode ver neste mapa. Quem é este homem que tem conseguido escapar à polícia? A Liliana Garcia foi falar com quem conhece o suspeito e as pessoas com quem ele se cruzou - e fez o retrato do fugitivo e das suas vítimas.

"Ninguém investe em Portugal porque ninguém sabe o que aí vem". A frase é forte e foi dita por Megan Greene,  economista-chefe da Manulife Asset Management e convidada frequente nos canais de TV financeiros. Em entrevista ao Edgar Caetano, Megan Greene queixa-se das "notícias negativas" que vêm de um "governo populista" e de uma "banca em ruínas"

Continuam as reações ao novo Orçamento:


Passos Coelho tem poucos dias para escolher o seu novo n.º 2. Depois da saída de Jorge Moreira da Silva, o presidente do PSD deve tomar uma decisão até dia 26, data do Conselho Nacional do partido. Marco António Costa? Maria Luís Albuquerque? Ou outra pessoa? Dúvidas, dúvidas.

Cascais também quer ter uma taxa (ou taxinha) turística. A proposta vai ser feita pela Associação de Turismo de Cascais à câmara municipal (sendo que o presidente da mesa da ATC e o presidente da câmara são a mesmíssima pessoa, Carlos Carreiras). A 1,5 euros por noite, pode render 1,8 milhões. Os hotéis estão contra. A notícia é do DN.

A Dinamarca ficou ontem em alerta, mas foi só um susto. Os aeroportos, centros comerciais e praças que tinham sido evacuados em Copenhaga foram reabertos sem que se tivesse encontrada qualquer bomba.

É um crime que deixou a Argentina sem palavras: uma jovem de 16 anos foi drogada, violada e empalada na cidade de Mar del Plata. Já há suspeitos presos.


Os nossos Especiais
Como é ser cego na prisão? Afonso Monteiro tem 36 anos e está a cumprir uma pena de nove anos na cadeia de Vale de Judeus. Detalhe: quando já estava preso, perdeu os 10% de visão que lhe restavam no olho direito e ficou cego. A Sónia Simõesconta a sua história.


Notícias surpreendentes

Vem aí o primeiro Vogue Café em Portugal - e vai abrir no Porto. a escolha do grupo Condé Nast International Restaurants tem uma razão óbvia: a cidade é "um destino cheio de charme". Sobre isso, não existem dúvidas.

Em Lisboa também há novidades: o chef Kiko Martins vai abrir mais um restaurante. O Asiático fica no Príncipe Real e vai andar entre o Nepal e o Japão.

Bruno Vieira Amaral já leu o novo livro de António Lobo Antunes, "Para Aquela Que Está Sentada No Escuro À Minha Espera", que chega hoje às livrarias: "Sem início, sem enredo e sem desfecho, o romance é uma voz que se acende e que, lida a última página, se extingue, deixando o leitor abandonado ao silêncio a que aquela voz, mais do que a qualquer tradição literária, mais do que a qualquer realidade, pertence".

Na Suécia, há resignação - e esperança. A secretária permanente da Academia Sueca diz que os responsáveis pelo Nobel da Literatura já desistiram de tentar contactar pessoalmente Bob Dylan, mas assegura ter "um pressentimento" de que o cantor vai aparecer para receber o prémio.

Como é que vai ser o automóvel do futuro? Ainda bem que faz essa pergunta - porque nós temos as fotos. Aqui.

aqui vai ter tudo o resto que acontecerá hoje. Vá passando pelo Observador, estamos à sua espera.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário