quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A Força da Imprensa Livre

Ninguém mais útil que o jornalista, aquele que se propõe mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente e aclarar as sombras do futuro.” (Correio Braziliense, Londres, Junho de 1808).
Resultado de imagem para A Força da Imprensa LivreO jornalista por meio de papel, caneta e capacidade de apuração, ajuda as pessoas a conhecerem a realidade social da forma mais verosímil possível. Nesse caso, o “superpoder” está no código de conduta que rege a actividade jornalística, isto é, na admirável incumbência de interpretar assuntos tão diversos quanto a própria existência humana na Terra assim impõe.

Clark Kent seguiu a carreira no sentido de ficar próximo das pessoas que jurou proteger – os terráqueos. E acertou em cheio. O jornalismo carrega o maior senso de humanidade entre as ciências humanas, pois as representa por excelência.

Realiza-se na paciência do contacto, na disposição em ouvir os dois lados da moeda a fim de formular teses sobre as mazelas de uma sociedade em decadência moral e espiritual.

O jornalista que se preze sê-lo tem um grande poder nas mãos, pela informação que faz circular, pela influência que provoca, pela confiança que os leitores depositam quase cegamente no que lêem. Poder este que deve ser utilizado com cuidado e moderação – no sentido de contribuir para a plena liberdade das pessoas.
Um jornalista sério, que não se coloca a jeito para fretes, pugna pela total liberdade de expressão, liberdade de consciência.

Muito se discute sobre a liberdade que a imprensa deve ter, até onde ela pode ir e qual realmente é a sua função perante a sociedade. Pois bem, as frases que se seguem vão contribuir – assim espero - para uma reflexão séria sobre tão magno assunto.

A liberdade da imprensa:
- A liberdade da imprensa não faz sentir o seu poder apenas sobre as opiniões políticas, mas também sobre todas as opiniões dos homens. Não modifica somente as leis, mas os costumes (...) Amo-a pela consideração dos males que impede, mais ainda do que pelos bens que produz. Charles Tocqueville
 Resultado de imagem para A Força da Imprensa Livre
Opinião pública: A opinião pública é a pior de todas as opiniões. Chamfort

- Dever da verdade: A imprensa é o dever da verdade. Rui Barbosa

- É o contrapoder: A imprensa não é o Quarto Poder. É o contrapoder. Zuenir Ventura

Pessoas com medo não mudam o país:
- A imprensa noticia o vandalismo, pois gera medo. O medo faz com que as pessoas fiquem em casa. Pessoas com medo não mudam o país. Ricardo Boechat

Artilharia da liberdade: A imprensa é a artilharia da liberdade. Hans Dietrich Genscher

Amem a liberdade, sejam felizes.

Adaptado por J. carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário