quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Hora de Fecho: ONU. Guterres a um passo de ser eleito líder

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Ex-primeiro-ministro saiu vencedor da sexta votação secreta para a escolha do próximo secretário-geral das Nações Unidas. Votação formal terá lugar já esta quinta-feira. Tudo indica que Guterres
Relatório de estabilidade financeira diz que banca nacional está entre as piores europeias no malparado, rácios e rentabilidade. E avisa para impacto orçamental significativo de mais apoios à banca.
Fundo não muda previsões do défice até 2017, ambas com apenas duas semanas, e espera agora um défice nos 2,9% até 2021, o pior registo da zona euro (Grécia não tem dados para esse período).
No dia em que se volta a celebrar o feriado de 5 de Outubro, Marcelo preside às cerimónias e António Costa regressa à Praça do Município como primeiro-ministro.
Sabe porque Marcelo é republicano? O pai foi monárquico convertido à República. O PR falou sete minutos para dizer que os portugueses estão cansados de "casos". Eis o que o discurso quis dizer.
Quer saber qual o povo mais insatisfeito com a vida do que o português? Não vale a pena procurar. Pelo menos não na OCDE. Os portugueses são ainda dos que menos casam e dos que têm menos filhos.
A Academia Real das Ciências sueca atribuiu esta quarta-feira o Prémio Nobel da Química a Jean-Pierre Sauvage, J. Fraser Stoddart e Bernard L. Feringa, pelo desenho e síntese de máquinas moleculares.
Atacante foi detido depois de ser alvejado numa perna pelas autoridades, que estão a tratar o ato como um ataque terrorista. Gare du Nord esteve encerrada devido a ameaça de bomba.
A demissão de Pedro Sanchez pode ser o início do desbloqueio a um novo governo ou tornar o cenário político do país ainda mais definido. O Observador explica as diferentes faces da questão.
Numa mudança de tom em relação ao resto da campanha, os dois candidatos a vice-Presidente dos EUA procuraram discutir medidas políticas. Ainda assim, Tim Kaine fez todos os esforços para manchar Trump
Durante 90 minutos, Tim Kaine procurou referir as várias polémicas de Donald Trump ao longo da campanha eleitoral. O vice republicano, Mike Pence, respondeu como pôde — e sem perder a calma. 
Opinião

Luís Aguiar-Conraria
Não podendo, por razões políticas, aumentar mais os impostos que mais receitas geram (IRS, IRC e IVA) e não havendo muitos mais impostos para aumentar, resta aos governos inventar novos impostos.

Maria João Marques
Há países com uma esquerda Robin Hood: tiram aos mais ricos para dar aos mais pobres. Por cá calhou a esquerda Xerife de Nottingham: tira às famílias e às empresas para dar às clientelas da geringonça

Rui Ramos
Em Espanha, Pedro Sánchez fez-se radical e tentou aliar-se ao radicalismo para continuar à frente do partido e chegar ao governo. Falhou. Em Portugal, António Costa conseguiu. É a diferença. 

Paulo Ferreira
Fazer hoje despesas por conta de ganhos futuros incertos é coisa que corre sempre mal. Para aumentar a despesa basta um decreto. Mas depois o Estado poder pagar é preciso resolver bloqueios antigos.

Paulo Trigo Pereira
Com esta governação económica europeia caminharemos para a desagregação política. Até eu, que sou um europeísta convicto, me estou tornando mais eurocético. E não devo ser o único.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

___________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário