terça-feira, 25 de outubro de 2016

Está a chegar ao fim a exposição sobre Cristiano Ronaldo em Anadia

FACEBOOK PUBLICACAO
A fotografia e o cartoon estão no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, em mais um ciclo de exposições. O Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon World Festival passa mais uma vez por Anadia, pela mão do Museu Nacional da Imprensa, agora com a homenagem prestada a Cristiano Ronaldo na edição de 2015 do certame.
Um júri internacional selecionou, de entre as centenas de trabalhos a concurso, mais de 50 cartoons que ilustram, com muito humor, os traços e gestos inconfundíveis do craque português, e que revelam a criatividade de humoristas de diversos países, com perspetivas e sensibilidades estéticas díspares. Lembramos que os prémios especiais tiveram início na edição 2013 do PortoCartoon, homenageando Manoel de Oliveira e José Saramago, e prosseguiram em 2014, dedicados, então, a Nelson Mandela e Siza Vieira, tendo os cartoons alusivos ao arquiteto português sido expostos no Museu do Vinho Bairrada em 2015.
Esta mostra do Prémio Especial de Caricatura reúne os trabalhos vencedores, as menções honrosas e as restantes caricaturas finalistas, da autoria de cartoonistas da Bolívia, Brasil, Bulgária, Colômbia, Egito, Espanha, Irão, Quénia, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Tailândia e Turquia, entre outros. O vencedor foi o polaco Krzysztof Grondziel, tendo o segundo prémio sido atribuído ao português António Santos (Santiagu) e o terceiro ao brasileiro Renato Aroeira.
Em simultâneo, o Museu do Vinho Bairrada acolhe “Lucidez”, uma exposição de trabalhos de Miguel Rolo, jovem, mas consagrado, fotógrafo anadiense premiado em certames nacionais e internacionais.

As sete dezenas de fotografias selecionadas para esta mostra põem em evidência o património vitivinícola da Bairrada nas suas diversas facetas: paisagem natural, caves e adegas, gentes, vinhos... Mas não só, pois são igualmente exibidos os trabalhos que valeram a Miguel Rolo galardões como Fotógrafo Especialista em Casamentos pela Associação de Fotógrafos Profissionais de Portugal (2011), Fotógrafo Europeu Qualificado pela Federação Europeia de Fotografia (2012), Master QEP - Qualifier European Photographer (2014), finalista do World Photograpfic Cup (2015) e finalista a Fotógrafo Europeu do Ano, pela Federação Europeia de Fotógrafos (2016), entre muitos outros.
É, ainda, dada a conhecer a sua participação no documentário "Pára-me de repente o pensamento", do realizador Jorge Pelicano, ou seja, as fotografias que Miguel Rolo produziu para este projeto cinematográfico premiado com o Prémio Signes na Secção de Cinema Transgressivo do International Festival Signes de Nuit (Paris, 2014), com o Grande Prémio do Público para Melhor Realizador nos Caminhos do Cinema Português (Coimbra, 2014), e com Prémio Sophia de Melhor Documentário em Longa Metragem, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema, entre outros. Trata-se de um filme apoiado pelo Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção Geral da Saúde, e que tem como cenário o Hospital Conde de Ferreira, “a primeira construção de raiz feita para a psiquiatria em Portugal”, e que retrata aspetos da “vida que se repete nos espaços de um hospital psiquiátrico”, onde “a lucidez e a loucura vivem juntas”.
Com uma forte sensibilidade para trabalhar a luz e as perspetivas de enquadramento, Miguel Rolo apresenta, assim, as diversíssimas vertentes do seu trabalho enquanto fotógrafo, denotando, em todas elas, uma rara sensibilidade e um profundo sentido estético.
As duas exposições estarão patentes no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, até ao próximo dia 31 de outubro, podendo ser visitadas de 3ª a 6ª feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos fins-de-semana e feriados, das 11h00 às 19h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário