sábado, 29 de outubro de 2016

Projeto Ler em ComunIDADE promove sessões de leitura para seniores na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha está a desenvolver sessões de leitura sob a forma de tertúlia para os seniores de seis IPSS do Concelho. O projeto “Ler em ComunIDADE”, desenvolvido no âmbito do Programa Idade Maior, visa promover hábitos de leitura e o debate de ideias, contribuindo assim para a melhoria de qualidade de vida dos utentes das instituições, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida.

Ao longo de cinco sessões mensais, cerca de 130 seniores terão a oportunidade de ouvir contos e poemas que se debruçam sobre uma temática relevante para a promoção do envelhecimento ativo. No mês de outubro, a equipa do SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município de Albergaria-a-Velha está a desenvolver o conceito de atenção plena, no aqui e agora. Entre histórias e partilha de experiências pessoais, os participantes aprendem a importância dos exercícios de relaxamento e da escuta ativa, para se sentir melhor consigo e com os outros. No final da sessão, os seniores são convidados a pôr em prática os conceitos aprendidos na sua instituição.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social participantes nas sessões “Ler em ComunIDADE” são a Associação de Solidariedade Social de Alquerubim, o Centro de Dia para Idosos de Ribeira de Fráguas (Cediara), o Centro Social e Paroquial de Angeja, o Centro Social e Paroquial de St.ª Eulália, a Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha e a Probranca – Associação para o Desenvolvimento Sócio-Cultural da Branca.

Para além das sessões de leitura, o projeto “Ler em ComunIDADE” inclui a atividade “Cesto dos Livros”. De forma periódica, a Biblioteca Municipal envia para as IPSS participantes um cesto com vários recursos de leitura que os utentes podem requisitar para leitura individual ou para atividades em grupo. Os recursos selecionados, que podem ser livros ou outros meios de difusão, estão enquadrados nos temas abordados nas sessões de leitura e podem incluir sugestões dos técnicos das instituições, tendo em conta a especificidade dos utentes.

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