segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Guterres preparado para se “envolver pessoalmente” na resolução de conflitos

Resultado de imagem para Guterres preparado para se “envolver pessoalmente” na resolução de conflitos

O novo secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou-se hoje "determinado em ser guiado pelos propósitos e princípios" da Carta das Nações Unidas, após ter prestado juramento perante a assembleia-geral da organização. Guterres declarou-se também preparado para se envolver pessoalmente na resolução de conflitos, destacando a necessidade de "fazer mais" nesse sentido, mas acentuou a importância de apostar na prevenção.

"Estou muito honrado pela confiança que os Estados-membros depositaram em mim e determinado em ser guiado pelos propósitos e princípios da Carta", declarou Guterres, no início do seu discurso, após ter sido empossado no cargo, com o juramento sobre a Carta das Nações Unidas, perante a assembleia-geral da ONU.
"Estou preparado para me envolver pessoalmente na resolução de conflitos onde isso trouxer um valor acrescentado, reconhecendo o papel de liderança dos Estados-membros", declarou António Guterres, num discurso após ter prestado juramento sobre a Carta das Nações Unidas, perante a assembleia-geral da ONU.
Resultado de imagem para Guterres preparado para se “envolver pessoalmente” na resolução de conflitos
"A prevenção é o que os fundadores das Nações Unidas nos pediram para fazer. É a melhor forma de salvar vidas e de reduzir o sofrimento humano. Onde a prevenção falha, devemos fazer mais para resolver conflitos", considerou.
Na resposta a "crises graves" como as da Síria, Iémen e Sudão do Sul ou a "disputas longas" como o conflito israelo-palestiniano, são necessárias "mediação, arbitragem e diplomacia criativa".
Na sua intervenção, Guterres falou em inglês, francês e espanhol.
Lusa / Sic notícias
Foto: EPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário