sábado, 24 de dezembro de 2016

Programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra

Professores-embaixadores em “tour empreendedor”
Resultado de imagem para Programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra
Vinte e um professores-embaixadores do projeto Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra, promovido pela CIM Região de Coimbra, visitaram quinta-feira o Biocant Park, em Cantanhede, e o Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.
Os professores-embaixadores além de representantes do projeto Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra, nos agrupamentos e estabelecimentos de ensino em que lecionam, apoiam os professores e os alunos no desenvolvimento de ideias de negócio e de atividades na área do empreendedorismo.
João Moura, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e presidente do Biocant Park, e Joana Branco, diretora do Departamento de Inovação do Biocant Park, deram a conhecer aos professores-embaixadores o primeiro parque de biotecnologia em Portugal e um projeto pioneiro na transferência do conhecimento das universidades para a sociedade, através da criação de empresas e de produtos na área da biotecnologia.
À tarde, no Instituto Pedro Nunes, a comitiva do programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra foi recebida por Luís Andrade, coordenador dos Serviços de Marketing do IPN, e Joaquim Varandas, do Laboratório de Automática e Sistemas, tomando contacto com a atividade da instituição privada sem fins lucrativos, que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo. Na ocasião, houve ainda oportunidade para visitar a incubadora de empresas.
O programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra tem como principais objetivos, o desenvolvimento de soluções educativas e de formação em empreendedorismo, baseadas num modelo de ensino próprio e na metodologia “learning by doing”, a criação de uma cultura empreendedora, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios e o desenvolvimento do empreendedorismo local.
Este programa destina-se aos/às alunos/as e docentes do 1.ºciclo do ensino básico, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário/profissional dos estabelecimento de ensino dos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.
O programa é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo FEDER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário