terça-feira, 31 de janeiro de 2017

360º - Passos pode ganhar as autárquicas? É muuuuito difícil; e ainda mais um dia louco com a chancela de Trump e a contestação ao Benfica

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... o regulador europeu de bancos está a estudar uma solução para a crise bancária. Um grande "banco mau", veículo de gestão de ativos, que recolha até um bilião de euros em créditos tóxicos em toda a banca da UE, com fundos públicos.

Ainda na banca, a Caixa Geral de Depósitos quer manter dois dos gestores afastados nas empresas financeiras do grupo, para evitar indemnizações que chegam a um milhão de euros. A notícia é do Negócios.

Quanto ao Novo Banco, se for a Lone Star a ganhar o negócio,manterá António Ramalho, diz o Público.

O deputado madeirense e ex-candidato presidencial José Manuel Coelho foi condenado a um ano de prisão efetiva. Está em causa a alegada difamação de Garcia Pereira. A pena de prisão poderá ser cumprida apenas ao fim-de-semana, em 72 períodos com a duração máxima de 48 horas.

O Benfica perdeu em Setúbal e ficou com o FC Porto apenas a um ponto de distância. Depois da derrota na Taça da Liga (que valeu ao Moreirense o seu primeiro troféu), a equipa de Rui Vitória voltou a escorregar e permitiu relançar o campeonato. Os adeptos receberam os jogadores sob enormes protestos. Sábado à noite, no Dragão, joga-se o clássico FC Porto-Sporting para refazer as contas do título. 

 

E o que fez Donald Trump?... 
... demitiu a Procuradora-Geral que  queria bloquear as suas decisões anti-emigraçãoSally Yates foi demitida por carta depois de ter dado ordens expressas aos procuradores para não defenderem nos tribunais a ordem executiva do presidente.
 
Para hoje é esperado mais um anúncio que pode gerar polémica:Trump vai nomear o juiz do Supremo. Há quatro conservadores apontados como possibilidade, todos bastante criticados. Para acompanhar mais 24 horas em constante atualização, já abrimos um liveblog.

Entretanto, a pedido dos EUA, o Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião para esta terça-feira para discutir o teste de míssil balístico iraniano.
A contestação aumenta. O presidente americano defendeu-se do decreto anti-imigração em tweets consecutivos, mas sem êxito:até Obama quebrou o silêncio para apoiar os protestos em nome "dos valores americanos postos em causa". Foi um dia movimentado, com críticas do Governo português, do secretário-geral da ONU António Guterres, dos veteranos e de meio mundo. 


Entre tantos protestos anti-Trump, o João de Almeida Dias foi aBaltimore, onde é enorme tensão entre negros e polícias."Com Trump presidente, só podemos contar connosco", dizem.



Outra informação relevante

As autárquicas de setembro já mexem. E são elas que justificam as recentes crises na 'geringonça', mas também os ataques do PSD na oposição. O Rui Pedro Antunes agarrou na máquina de calcular e foi perceber se Passos consegue o objetivo que definiu para o partido: vencer as eleições locais. Chegou à conclusão que é complicado. Porque recuperar câmaras como Lisboa, Porto ou Gaia é uma miragem. E ter mais do que as suas seis capitais de distrito é difícil.

Um, dois, três. Três avisos sobre a atual situação da dívida e da economia nacional. E nenhum bom:


Apesar de tanto alerta, houve algumas boas notícias para o Governo. O desemprego caiu para 10,2% em dezembro, os valores mais baixos desde 2009. Mas há um mas... a maior parte da descida na taxa são saídas das listas e não criação de emprego.

No já chamado caso Carris, que sucede à TSU, os sindicatos e a transportadora atacam o PCPDizem que o partido não os representa quando ataca a municipalização da empresa. Vão ser recebidos pelos comunistas na quinta-feira.
Em França, o candidato da direita François Fillon foi ontem ouvido seis horas pela políciaFillon e a mulher, Penelope, são suspeitos de peculato, apropriação indevida de ativos corporativos e ocultação de crimes. Tudo porque Fillon terá dado, e pago, um emprego fictício à mulher. Ele já disse que se vier a ser investigado sai da corrida presidencial.

No Canadá, foi identificado o principal suspeito do tiroteio na mesquita do Quebeque, que matou seis pessoas e fez 17 feridos. É Alexandre Bissonnette, de 27 anos, um estudante universitário franco-canadiano

Um salto ao Brasil, onde novas denúncias de corrupção da construtora Odebrecht envolvem o atual presidente, Michel Temer, e vários dos seus ministros. Aliás, os três principais partidos brasileiros estão em cheque.

Por cá, outra polémica em curso é sobre o romance “O Nosso Reino”, de Valter Hugo Mãe. Os responsáveis do Plano Nacional de Leitura consideraram ontem um erro informático a recomendação do livro para o 3º ciclo e 'limitaram-no' ao secundário. No Facebook, o escritor desvalorizou as passagens eróticas da obra.

Uma última nota para a notícia mais curiosa do dia. As patentes das Barricas dos Ovos Moles de Aveiro estão à venda no OLXValem 100 mil euros.


A nossa Opinião




Os nossos Especiais
Pode vir aí um Novo Acordo Ortográfico, que mude o atual Novo Acordo Ortográfico. O hífen, os acentos e as consoantes mudas poderão voltar a ser o que eram. O Pedro Vieira aplaude e lembra que há outros acordos mais importantes na língua portuguesa.

Os especialistas Luís Teles Morais e Joana Vicente analisaram aexecução orçamental de dezembro e entregaram os Óscares para a descida do défice. E são muitos. Vão para as cativações, o PERES, o adiamento da recapitalização da Caixa, a reavaliação de ativos, a regularização da dívida dos Hospitais EPE e o corte no investimento.

Notícias surpreendentes
Duas notícias de ciência. Primeiro a da descoberta do mais antigo antepassado do Homem: o animal que deu origem a todos os animais vertebrados do planeta tem um milímetro e viveu há 540 milhões de anos. Depois a do estudo japonês que indica que a Terra pode estar a transportar iões de oxigénio para a Lua: ora isso, daqui a muuiiitos anos, pode permitir vida na superfície lunar.

Da ciência para a tecnologia. Porque vem aí a memória atómica: ou seja, o melhor é esquecermos as pen. O disco rígido mais pequeno alguma vez criado vai revolucionar o armazenamento de dados.

De Hollywood vem um alertaAs mulheres estão pouco representadas nos Óscares. Mas há um anúncio viral que mostra que não há nada mais sexy que a igualdade.

Quase que foi riscado da história, mas houve uma naufrágio bem maior que o do Titanic. A 30 de janeiro de 1945 o navio nazi Wilhelm Gustloff também se afundou e fez seis vezes mais mortes. Quase todos refugiados da guerra.

Outras tragédias, as registadas por um fotógrafo de mortos. São 22 imagens que se pensavam perdidas há dois séculos tiradas por um fotógrafo forense que ajudava a desvendar crimes.

Quanto ao Observador, já sabe, desvenda-lhe todas as notícias do dia. As nacionais e as que agora centram os olhares do mundo na Casa de Branca de Donald Trump.

Boa terça-feira, feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário