terça-feira, 31 de janeiro de 2017

CONCURSO INOVAR PELA ÉTICA NO DESPORTO | (Re) educando os pais no Desporto

Um dos pilares essenciais para o desenvolvimento desportivo são os pais. Eles são responsáveis por acompanhar a participação dos filhos em treinos e competições, sendo o seu maior apoio emocional nos bons e maus momentos. Não obstante do papel dos pais ser fundamental, ele não deve ser confundido com o papel do treinador. Produto do ambiente competitivo que caracteriza o desporto, alguns pais excede as suas competências e fornecem instruções de natureza técnico-tática aos seus filhos no decorrer da competição, sobrepondo-se às competências do treinador. E muitas vezes os comentários dos pais no decorrer e no final da competição são contraditórios ao do treinador. As crianças são expostas a um dilema de autoridade não tendo a maturidade suficiente para perceber a quem devem atender em cada contexto, confundindo a autoridade de casa com a do clube. Ainda para mais, muitos dos comentários proferidos publica e privadamente pelos pais são negativos relativamente à participação desportiva de outros companheiros e/ou adversários de competição. Neste último caso o problema excede a relação pai-filho, atingindo uma proporção maior no clube. Tradicionalmente têm-se registado conflitos entre pais e treinadores, e entre pais e pais, que prejudicam o potencial efeito positivo do desporto na educação e formação das crianças.


 A Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em colaboração com a Direção Geral da Educação/Programa do Desporto Escolar promovem o concurso “Inovar Pela Ética do Desporto”, cujo objetivo é desenhar um projeto de desenvolvimento da participação adequada dos pais na prática desportiva dos seus filhos em contextos de formação desportiva (até aos 12 anos de idade).
  • DESTINATÁRIOS
    Equipas de três estudantes e um professor do ensino secundário.
  • REGULAMENTO

  • CALENDÁRIO

- 04 de abril de 2017
Data limite para submissão dos projetos desenvolvidos pelos estudantes.
- 18 de abril de 2017
Divulgação dos resultados dos vencedores da 1ª fase do concurso (15 melhores equipas)
- 19 de maio de 2017
Apresentação final dos projetos das 15 equipas vencedoras da 1ª fase e nomeação das equipas vencedoras do concurso.
  • PRÉMIOS
Aos autores dos projetos classificados nos três primeiros lugares do Concurso, o Júri atribuirá os seguintes prémios:
  • 1º Classificado: Certificado e uma bolsa de estudo em licenciaturas da área científica de Desporto da Universidade Europeia (Ciências do Desporto e da Atividade Física, ou Gestão do Desporto) no valor de 50% das propinas da totalidade do curso.
  • 2º Classificado: Certificado e uma bolsa de estudo em licenciaturas da área científica de Desporto da Universidade Europeia (Ciências do Desporto e da Atividade Física, ou Gestão do Desporto) no valor de 25% das propinas da totalidade do curso.
  • 3º Classificado: Certificado e uma bolsa de estudo em licenciaturas da área científica de Desporto da Universidade Europeia (Ciências do Desporto e da Atividade Física, ou Gestão do Desporto) no valor de 10% das propinas da totalidade do curso.
O benefício da bolsa de estudo ocorre apenas no caso de matrícula na Universidade Europeia nas referidas licenciaturas, com um prazo de ativação de 3 anos. Não haverá lugar a outro tipo de beneficiação da respetiva bolsa.
Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em:


_______________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário