terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

360º - Bom dia!

360º

As principais notícias do dia
Bom dia!
Durante a guerra de Angola, a PIDE/DGS criou um grupo paramilitar de bosquímanos, um povo africano. O Observador publica um excerto do livro de Fernando Cavaleiro Ângelo sobre esta tropa secreta.
Ex-primeiro-ministro respondeu ao livro de Cavaco Silva. Acusa o ex-Presidente de deturpar as conversas e provocar a crise política de 2011. Diz que é um homem capaz de tudo, a propósito das escutas.
Em entrevista ao Observador, o vice-presidente da Comissão Europeia garante união nas decisões e pede mais reformas a Portugal. Deixa elogios e garante que os países têm margem para fazer escolhas.
Durante anos, a Áustria disse ter uma dívida mais baixa que a realidade. A culpa é da gestão financeira de Salzburgo, que até documentos falsificou para passar uma imagem melhor.
O deputado Brilhante Dias diz que PS quer saber se houve responsabilidades políticas em eventual falha de controlo ou cobrança fiscal dos "fluxos especiais" de 10 mil milhões que foram para offshores.
O Ministério Público está a recolher elementos sobre as falhas de controlo do fisco em relação a quase dez mil milhões de euros que saíram para paraísos fiscais entre 2011 e 2014.
A ex-ministra das Finanças disse estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais.
Portugal é visto como exemplo nas energias verdes. A produção renovável vai continuar a crescer. Mas até onde se pode ir sem colocar em risco a segurança do abastecimento e sem agravar os custos?
Dois turistas espaciais contrataram a SpaceX para os levar numa viagem em torno da lua em 2018 e isso vai mesmo acontecer, garantiu Elon Musk. Não são conhecidas as identidades dos viajantes.
Envelope errado deu vencedor errado. De quem é a culpa? No rescaldo da histórica gafe da Academia, a consultora PwC já assumiu responsabilidades. A culpa terá sido mesmo de... Martha e Brian. Quem? 
Opinião

Rui Ramos
Portugal é um paraíso fiscal para quem vem de fora, e um inferno fiscal para quem cá viveu sempre. Que dizer de um país onde o melhor é ser estrangeiro ou ter residido no estrangeiro? 

Alexandre Homem Cristo
Avança imparável uma revolução na Educação. No parlamento, a oposição está de mãos atadas. No sector, os sindicatos calaram-se. No debate público, anda tudo distraído. Sobra alguém? Só Marcelo.

João Carlos Espada
Uma palestra em Lisboa, artigos na Spectator, Guardian e City Journal remetem para a conversação com as grandes obras da tradição ocidental da liberdade sob a lei, tradição de Atenas, Roma e Jerusalém

Helena Matos
Homens que bateram em homens. Homens que bateram em mulheres. Homens que beberam e bebem... Quantos deixaram de ser convidados para comentar, apresentar e trabalhar por causa disso?

Manuel Villaverde Cabral
A bênção do aumento da esperança de vida exige políticas públicas de apoio a um envelhecimento activo e saudável, o que implica uma reestruturação radical do processo de educação-trabalho-reforma. 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário