quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

360º - “PS deu sinal de que corda esticada pode rebentar", diz o líder da UGT em entrevista; e o Código de Conduta que ainda não serviu para nada

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... o país já entrou em alerta de mau tempo. Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Viana do Castelo serão os distritos mais afetados, sobretudo à tarde. Vem aí forte ondulação, chuva e vento a sério. Na zona oeste há restrições junto ao mar. Zona onde ontem se sentiu um pequeno sismo.

Em França, o candidato da direita, François Fillon, está a serpressionado a desistir depois do escândalo dos ordenados fictícios pagos à sua mulher. Já Marine Le Pen, a subir nas sondagens, avisou que, se for eleita, vai taxar os contratos de trabalho de estrangeiros.

António Domingues vai mesmo ter de apresentar as declarações de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional. A decisão foi tomada ontem pelos juízes e deve ser hoje comunicada ao gestor e à sua equipa, noticiou o Expresso.

O advogado de Helder Bataglia, em declarações à SICnegou que o construtor tenha feito qualquer acordo com o Ministério Público para incriminar Ricardo Salgado no caso Sócrates  A verdade é que legalmente esse acordo não é permitido em Portugal.


E o que fez Donald Trump?... 


Outra informação relevante

Carlos Silva, secretário-geral da UGT, acha que a polémica da TSU pôs em xeque o acordo de maioria e o Governo. Em entrevista ao Miguel Santos e ao Vítor Matos diz que "o PS deu o sinal de que corda demasiado esticada pode rebentar”.
Os deputados britânicos aprovaram o Brexit por larguíssima maioria. Foram 498 votos a favor e 114 contra. Theresa May (apesar de alguns dissidentes) tem assim luz verde para avançar com o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. A primeira-ministra inglesa quer tratar de tudo já dia 9 de março, data do próximo Conselho Europeu, na pior das hipóteses até fim desse mês. Mas as coisas não são assim tão simples. Hoje apresenta o Livro Branco do processo que depois segue assim.

Por cá, o Parlamento debateu a eutanásia, mas sem pressas. O CDS admite um referendo, a que PSD não fecha portas. O Bloco de Esquerda tem um projeto "ultimado", mas só o apresenta quando tiver "maturidade". Ou seja, todos querem discutir, mas ninguém se quer apressar a legislar.

O Forum para a Competitividade considera que a subida do salário mínimo nacional é "perigosa" para a economia nacional. A outra grande preocupação é Donald Trump.

O comércio internacional é precisamente o tema do próximo Conselho de Estado. Marcelo convocou os conselheiros para 31 de março.

E eis que que surgiu a resposta à pergunta a que António Costa não quis responder no ParlamentoA dívida pública está neste momento nos 241,1 mil milhões de euros, uma subida de 9,5 mil milhões, revelou o Banco de Portugal

O alargamento do objeto da Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos continua a gerar polémicas entre PSD e PS. Ontem Ferro Rodrigues acusou o deputado do PSD Hugo Soares de "ataque de caráter". Hoje haverá decisões.

Por falar em CGD, Paulo Macedo estreou-se como presidente da Caixa com uma mensagem aos trabalhadores. Pediu-lhes ajuda deixando um alerta: "Se falharmos, dificilmente nos será dada outra oportunidade". Depois, foi recebido por Marcelo.

Os helicópteros de resgate da Força Aérea estiveram cinco dias em terras. Devido a um problema nos motores, o salvamento de vítimas em alto mar esteve suspenso.



A nossa opinião

Os nossos Especiais
Ainda se lembra dos casos das viagens pagas pela Galp a vários governantes para irem ver o Europeu de futebol a França? E ainda se lembra da medida anunciada com pompa pelo Governo na sequência da polémica? Chama-se Código de Conduta, foi aprovado a 8 de setembro, e além de regular possíveis conflitos de interesse estabelecia o limite de 150 euros na aceitação de prendas. E o que aconteceu deste então? Nada. Niente. Bola. Zero comunicações de qualquer 'ilegalidade'. Por isso os especialistas ouvidos pelo Luís Rosa arrasam a utilidade do documento. 

Notícias surpreendentes

Gostava de fazer algo diferente? Talvez esteja na hora de mudar de vida. Não é preciso sair do país ou do emprego. Muitas vezes basta começar por mudar de perspetiva, diz a coachAlexandra Vinagre, entrevistada pela Sílvia Silva.

Começou fevereiro. Começaram as dicas e sugestões para o Dia dos Namorados. Jantar fora na noite dedicada ao romance nunca é fácil (menus caros, espaços cheios), mas a Sara Otto Coelho escolheu 14 restaurantes em Lisboa e Porto onde o amor vai andar no ar... e à mesa.

Mais amor. Agora nos livros. A Rita Cipriano olhou para as novidades que as editoras vão lançar este mês e descobriu, além da edição portuguesa do guião de "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los", de J.K. Rowling, amantes e cartas de amor.

No cinema, estreia Moonligth, o filme de Barry Jenkins que ganhou um Globo de Ouro e está candidato a oito Óscares. O Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.

Entre namorados, amigos, ou para o trabalho diário, o WhatsApp já é o serviço de mensagens mais usado do mundo. Mas com tanta conversa, fotos e vídeos acumulados ao longo do tempo não há memória de telemóvel que resista. Uma ajuda? Estas seis dicas para melhor usar e organizar o WhatsApp.

Fabian Muir é fotógrafo e já visitou cinco vezes a Coreia de Norte. O que ele conta (em entrevista à Marta Leite Ferreira) e as fotos que mostra do país de Kim Jon-un (nas cidades e nas zonas rurais) não é habitual. Eis 18 fotos da Coreia de Norte pela lente (simpática) de um dos fotógrafos que melhor a conhece.

Com o país em alerta pelo mau tempo, o Observador vai mantê-lo informado das condições meteorológicas ao longo deste dia. Passe por cá e terá também toda a restante atualidade de quinta-feira

Um bom dia, feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário