sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Comemoração dos 85 anos dos Bombeiros de Montemor

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, fundada a 21 de Fevereiro de 1932, leva a efeito um alargado programa comemorativo do seu 85.º aniversário.
A condecoração de Bombeiros Voluntários, inauguração e bênção de viaturas, sessão evocativa dos 25 anos da inauguração do Quartel-Sede, missa evocativa e de sufrágio pelos ‘soldados da paz’ já falecidos, espectáculos, prova desportiva e a iniciativa “Quartel aberto” são algumas das manifestações que integram o convidativo programa das comemorações dos 85 anos da Associação Humanitária ao serviço das populações.
A celebração da efeméride iniciou-se no passado dia 4 de Fevereiro, com a realização do espetáculo “Rio de palavras”, no Teatro Esther de Carvalho Montemor-o-Velho. O programa continua dia 11, a partir das 14h00, com um torneio de Futebol de 5, no Pavilhão Municipal.
No dia 17, pelas18h00, tem lugar uma Sessão Evocativa dos 25 anos da inauguração do Quartel-Sede, integrando a conferência-debate “O Quartel, 25 anos”, no Auditório da Biblioteca Municipal Afonso Duarte.
Numa actividade inédita, a instituição promove a iniciativa “Quartel aberto”, na Freguesia de Meãs, no dia 18, a partir das 10h00, encerrando, pelas 22h00, com um espetáculo com Custódio Gonçalves e suas Bailarinas, Banda MANIFESTO, Banda LED e Grupo BWS, na Associação Cultural Desportiva e Recreativa das Meãs do Campo.
O dia de aniversário, 21 de Fevereiro, vai ser marcado com uma salva de 21 tiros, seguida do ‘Hastear da bandeira’, às 8h00, e respectivo arrear pelas 19h00.
No dia 25, pelas 15h00, está agendada a Concentração e Formatura no Quartel Sede, seguindo-se pelas 15h30, uma romagem aos Cemitérios de Montemor-o-Velho, Ereira e Casal do Raposo, numa homenagem aos bombeiros falecidos. A romagem ao cemitério de Arazede está prevista para as 17h00, após Concentração e Formatura na 4.ª Secção de Arazede. De volta a Montemor-o-Velho, pelas18hoo, haverá nova Concentração e Formatura, na Praça da República, seguida de desfile pela Rua Dr. José Galvão até à Igreja do Convento dos Anjos, onde, pelas 19h00, será celebrada a Missa Comemorativa do 85.º Aniversário.
O último dia festivo, mas de relevante significado, ocorre no dia 26, com a Formatura e hastear da bandeira, pelas 9h00. Depois da Receção às Entidades, está marcada, para as 10h00, uma cerimónia que inclui condecorações de Bombeiros, inauguração e bênção de viaturas, desfile apeado e motorizado. No final realizar-se-á uma sessão solene comemorativa da efeméride que termina com um almoço-convívio.
Aldo Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário