segunda-feira, 20 de março de 2017

Mais de 330 aldeias concorrem às “Sete Maravilhas de Portugal”

A organização das "Sete Maravilhas de Portugal" divulgou hoje que 332 aldeias, das sete regiões do país, foram apuradas para o concurso e que as 49 pré-finalistas serão conhecidas a 7 de abril.
Em comunicado, a organização indica que foram apresentadas 446 candidaturas, mas só 332 foram aceites, sendo a região Centro a que representa maior número (159 aldeias) e a categoria "Aldeias Rurais" a que conta com mais candidatas (99 aldeias).
Na categoria "Aldeias-Monumento" estão representadas 78 aldeias, na "Aldeias de Mar" estão 23, na "Aldeias Ribeirinhas" estão 60, na "Aldeias Remotas" estão 44, na "Aldeias Autênticas" estão 79 e na categoria "Aldeias em Áreas Protegidas" constam 63 aldeias.
Dos Açores estão incluídas 23 aldeias, da Madeira 11, do Norte 79, da região de Lisboa estão sete, do Alentejo 37 e do Algarve estão 16 aldeias a concurso.
A organização refere que tem como prioridade a apresentação de uma lista de 49 aldeias pré-finalistas que prime pela "qualidade, diversidade e representatividade de todas as regiões".
"O nosso papel enquanto auditores consistiu, nesta fase, em olhar para o regulamento de uma forma independente e, ponderando os objetivos, conceito e missão apresentados pela organização, propor alterações de natureza objetiva e qualitativa, que permitam antecipar as diversas situações que possam vir a ocorrer no decurso das diversas fases da votação", indica, na mesma nota, Jorge Costa, da PricewaterhouseCoopers.
O painel de especialistas, constituído por um grupo de sete elementos por região, começa a votar esta semana e a escolha prolonga-se até dia 31 de março.
Das 332 aldeias, serão escolhidas as sete melhores de cada uma das sete categorias, num total de 49 aldeias.
Os resultados desta votação serão divulgados em conferência de imprensa, a 07 de abril, na Aldeia da Pena, em S. Pedro do Sul.
Fonte: Sapo 24 com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário