domingo, 12 de março de 2017

Propinas 'fora da lei'/ A CGD precisa de menos dinheiro/ O cerco a Carlos Costa

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Houve um impeachment na Coreia do Sul. O Tribunal Constitucional confirmou a destituição da Presidente do país, que é suspeita de corrupção. Nas ruas, os confrontos de manifestantes com a polícia foram duros - e resultaram em duas mortes. Clique aqui para saber o que se passa na Coreia do Sul (e a importância que isso tem na região).
A Polónia reagiu com fúria à reeleição de Donald Tusk. O Conselho ignorou o facto de o Governo polaco apresentar outro candidato e deu-lhe mais uns anos para dirigir o Conselho Europeu. E a reacção não foi meiga: "Sabemos que a UE está sob ditadura alemã".
 A Europa viveu uma noite estranha: duas pessoas foram mortas num tiroteio num café de Basileia; e sete pessoas ficaram feridas em Düsseldorf, com um ataque de um homem com um machado. Se no primeiro caso ainda não se conhecem as razões para o ocorrido, no segundo trata-se de um homem com problemas mentais.
O gelo derreteu e a data foi reveladaGuerra dos Tronos volta em Julho. E o teaser já aí está, com um par de novidades.

As notícias do dia 

Os aumentos de propinas podem ter sido inflacionados. No dia em que o Parlamento debate o fim das propinas (por proposta do BE), chega uma queixa ao Provedor de Justiça, alegando um problema na lei de 2003: os aumentos foram feitos com base num índice incompleto, inflacionando a conta aos estudantes (até 114 euros a mais). Hoje, os estudantes já pagam 300 milhões por ano em propinas, um terço do que o Estado transfere para os estabelecimentos do Superior. O Samuel Silva conta tudo.
O Governo vai manter as horas de Matemática e PortuguêsPelo menos isto, a revisão curricular em curso não vai alterar, conclui a Clara Viana.
As contas da Caixa têm um buraco mais pequeno. As perdas rondarão os 1900 milhões de euros, o que - sendo um recorde negativo - é menos do que o Governo chegou a prever. Segundo o Jornal de Negócios, fica aberta a porta a uma recapitalização menor (dependendo sempre do que dirá Bruxelas sobre o caso).
Centeno ganhou aliados para tirar poder ao Banco de Portugal. Esses aliados são Carlos Tavares e os partidos da esquerda, os poderes que lhe quer tirar são muitos (conta a Liliana Valente). É aqui que eu entro e digo (no editorial) "Chamem-lhe Banco de Estudos de Portugal". Rui Rio, entretanto, veio juntar-se ao coro das críticas a Carlos Costa.
Novidades do caso BES: parte do dinheiro dos lesados pode ter ido parar ao Panamá, diz o Correio da Manhã, citando um acórdão de um tribunal.
Novidades do caso offshores: o 'apagão' do Fisco permitiu à Venezuela retirar milhões do BES em segredo, titula o Jornal Económico. As Finanças, entretanto, alargaram o inquérito e pediram uma ajuda.
Novidades do offshore da Madeira: conta a TSF que o Governo regional renovou o ajuste directo ao grupo Pestana para fazer a gestão do território.
Quantos votos foram inúteis nas últimas legislativas? 500 mil, conta a Frente Cívica, que pede rápidas mudanças na lei.
PSD e CDS andam agitadosUm grupo de críticos de Passos vai discutir as autárquicas em Fátima (uma curiosa escolha de local); e uma nova tendência interna dos centristas chamou ex-líderes para um debate (incluindo Manuel Monteiro).
Uma defesa à mão: o Governo lançou uma app contra a violência doméstica.
Uma ideia boa para a Grande Lisboa18 concelhos estudam a criação de um passe único
Outra para o Porto: o Andante vai ser mais virtual (ou seja, mais útil).

Opinião, para pensar 

Estará "a pós-verdade connosco?". João Rodrigues é um dos novos colunistas do PÚBLICO, um dos que o Centro de Estudos Sociais nos vai trazer às sextas-feiras. Na estreia, o economista põe o dedo na ferida europeia: "As mentiras ideológicas têm custos verdadeiros".
(Já na segunda-feira tínhamos tido Carlos Pereira da Silva, lançando a pool da Cidadania Social, uma equipa especializada em políticas públicas, que também vai andar por aqui. O texto era sobre a globalização económica e a economia social.)
"Populismo para totós" é o texto de Filipe Carreira da Silva, investigador na Universidade de Cambridge. E diz ele: "O populismo divide o povo culpando os ricos pelos problemas dos pobres. A democracia tenta unir o povo em torno de um destino comum. Nos dias que correm, esta é uma diferença a não perder de vista". Mais um texto que vale bem a pena
Um texto sobre Trump, escrito por Álvaro Vasconcelos. Será ele "a vacina para a Europa"?
Dois textos sobre o caso Jaime Nogueira Pinto. Um do nosso Francisco Teixeira da Mota ("Liberdade de Expressão? Dia sim, dia não"); e outro do Rui Tavares (sobre a "Velha Portugalidade", em sentido contrário).
Dito isto, pronto para um coffee break? É o que nos promete servir a Bárbara Reis também às sextas-feiras. Hoje é com "oito razões a favor do Papa".

Hoje na agenda
  • A CGD apresenta os resultados de 2016, já depois do fecho da bolsa.
  • A Assembleia da República muda a lei eleitoral autárquica, com novidades para as candidaturas independentes.
  • Marcelo escolheu o combate aos incêndios como tema do dia (para além de todos os outros, claro).
  • Os líderes europeus voltam a juntar-se à mesa, para discutir o seu futuro (sem Theresa May).
  • O F.C. Porto joga em Arouca, procurando uma subida provisória ao primeiro lugar.

Um minuto para o Ípsilon 

O Vítor esteve no palco, com Drake e The Weeknd. Bem, não foi exactamente no palco, mas lá perto. E que nos conta ele? "São de Toronto, Canadá, mas foi no gigante mercado americano que se posicionaram e a partir daí conquistaram o mundo. Hoje são superestrelas globais, reflectindo o predomínio do hip-hop e R&B nas tabelas. Faltava-lhes conquistar os palcos, para lá caminham - constatámos em Amesterdão e em Paris". O tema de capa do Ípsilon desta semana está aqui.
O Santo Guerreiro contra o Dragão da Austeridade. Não, não é outro episódio da Guerra dos Tronos, é São Jorge, já nas salas de cinema. Nuno Lopes é um boxeur no Portugal da troika, e fala ao Luís Miguel Oliveira como o filme que, de entre todos o que já fez, mais sente como um bebé seu.
Porque é sexta-feira, hoje fecho assim: com sugestões do Ípsilon, com um link para o Cinecartaz e outro para o Guia do Lazer. Acrescentando o desejo sincero de que aproveite bem o tempo e que tenha um fim-de-semana excelente. Quando quiser saber as últimas, é só carregar aqui (nós estaremos sempre aqui).
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário