quarta-feira, 19 de abril de 2017

Câmara de Coimbra pede às juntas para ajudarem à segurança de peregrinos

Resultado de imagem para presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado
O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, apelou hoje aos presidentes de juntas de freguesia do concelho que contribuam para garantir "a maior segurança possível de circulação dos peregrinos" de Fátima.

"As situações ocorridas em anos anteriores preocupam-nos", afirmou Manuel Machado, apelando aos presidentes das juntas de freguesia para que ajudem no âmbito do "programa de manutenção e limpeza de valetas" da Câmara Municipal.
Este ano prevê-se que uma ainda maior quantidade de caminhantes atravesse os cerca de 25 quilómetros de vias no concelho de Coimbra a caminho de Fátima, "devido às celebrações do 13 de maio", que "contam com a presença do papa", sublinhou.
Manuel Machado falava aos autarcas, hoje, nos Paços do Concelho, à margem da assinatura de contratos interadministrativos de delegação de competências nas freguesias, no âmbito dos quais a Câmara transfere para 16 das 18 freguesias e uniões de freguesias um valor global de cerca de 1,3 milhões de euros, para obras nos respetivos territórios.
"O alerta importante, que envolve todas as entidades administrativas, passa por darmos um contributo -- solicitado pelas várias entidades de segurança do Estado e do Santuário de Fátima -- de modo a que as pessoas possam circular a pé com condições de segurança aceitável", acrescentou o presidente do município, citado numa nota da autarquia enviada à agência Lusa.
Manuel Machado afirmou, ainda, que se a operação Caminhos de Fátima e Santiago vier a ser financiada por fundos europeus, através do programa comunitário 'Portugal 2020', "conforme [tem sido] anunciado e prometido desde 2015, mas ainda não praticado, a Câmara partilhará [as respetivas comparticipações], compensando as juntas de freguesia que desenvolvam trabalho nesse domínio".
O autarca disse também que, "durante a passagem das pessoas para Fátima, haverá ruas com interdição automóvel, com especial incidência sobre a zona norte da cidade [de Coimbra], devido à previsão de uma grande afluência" de peregrinos.
A Associação Caminhos de Fátima adotou um trajeto entre São João da Madeira e Fátima, no concelho de Ourém, com "o acordo de todos os municípios, no qual as várias autoridades e autarquias irão estar especialmente atentas", recordou Manuel Machado.

Fonte: Lusa
Foto: © Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário