sábado, 27 de maio de 2017

Manhã de sábado: Abilio Diniz. O magnata que fechou o Penha Longa

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Fez 80 anos em dezembro mas só celebrou em abril, numa festa "vipérrima" em Sintra. Filho de português, o brasileiro liderou o grupo Pão de Açúcar, foi raptado e ainda faz exercício duas vezes por dia
Porque existem os boys? Porque sempre existiram. E porque existem em todas as democracias. No terceiro artigo sobre o tema, o Observador conta a história do clientelismo e explica porque é inevitável
Em entrevista ao jornal Expresso, o ministro das Finanças Mário Centeno afirma que não afasta ida para a presidência do Eurogrupo, embora sublinhe que a questão não esteja em cima da mesa.
Em entrevista ao Observador, à margem das jornadas parlamentares do PS, João Galamba não escondeu as reservas que tem em relação a uma eventual ida de Centeno para a presidência do Eurogrupo.
Assunção Cristas defendeu o alargamento do Metro de Lisboa. Costa respondeu com o suposto legado da centrista no Governo: menos 100 milhões de passageiros nas empresas de transportes. Terá sido assim?
A Casa Branca estuda colocar nas mãos de advogados a supervisão prévia das mensagens que o Presidente Donald Trump publica na sua conta de Twitter, informou na sexta-feira o The Wall Street Journal.
O genro de Trump e um dos seus principais conselheiros falou com os russos para estabelecer um canal de comunicação secreto com o Kremlin para evitar os serviços secretos, segundo escutas telefónicas.
O refeitório da Walt Disney, uma família com 69 crianças e o primeiro palhaço McDonald's. Estas são dezasseis fotografias antigas que mostram a História do mundo como nunca lhe ensinaram na escola.
A polícia britânica anunciou em comunicado ter prendido mais dois homens, depois de realizar uma explosão controlada em Manchester, no âmbito do inquérito para apurar os contornos do ataque.
Provas de vinho à beira-rio, no conforto de hotéis ou em plena adega. Até ao final do verão são muitas as feiras de vinho, de cerveja e de gin que prometem refrescar até os dias mais quentes.
Dizia que era bruxo, falava com espíritos e encarnava o diabo - e assim assustava e controlava os jovens que passavam pelo castelo da Carqueja. Francisco Leitão, Rei Ghob, é agora julgado por violação 

Comer/Ver/Fazer

Provas de vinho à beira-rio, no conforto de hotéis ou em plena adega. Até ao final do verão são muitas as feiras de vinho, de cerveja e de gin que prometem refrescar até os dias mais quentes. 

Patrícia Machado e Pedro Dias tinham um problema. Não encontravam um sítio para tomar o pequeno-almoço ou lanchar que fosse sensível às suas preocupações com nutrição. Então decidiram abrir um. 

Sílvia Pérez Cruz tem um álbum novo, Rodrigo Leão atua na Sé Catedral da Guarda e Samuel Úria leva alguns amigos ao Tivoli BBVA. Na Casa da Música vai poder ouvir um Stradivarius de 1727. 

Injustice 2 vem mostrar ao cinema como se constrói uma boa história de oposição entre o Batman e o Superman e, ao mesmo tempo, criar um novo standard nos jogos de luta. 

A recém-inaugurada exposição "O Encanto na Hora da Descoberta" é a oportunidade perfeita para uma viagem através da história e para conhecer o espaço único que é o Museu do Azulejo. 

Com a comida mexicana em voga, Sérgio Garcês transformou um antigo restaurante árabe num "comedor". Um pequeno espaço, com influência da gastronomia ibérica, que acaba de abrir no Saldanha. 

No Summer Market Stylista 2017 há biquínis para elas, calções de banho para eles e um mar de produtos, refeições e workshops para descobrir. São 110 marcas, 25 delas presentes pela primeira vez. 

O quinto (e, aparentemente, o último) filme da multimilionária série de aventuras de piratas da Disney com Johnny Depp, iniciada em 2003, é mais do mesmo. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas. 

Com o bom tempo, as festas de aniversário ou as simples refeições de fim de semana mudam-se para o jardim. Da cesta aos guardanapos, reunimos 26 sugestões de compras para estender a toalha na relva. 

Opinião

Alberto Gonçalves
É injusto generalizar? Com certeza. Mas a aversão a generalizações, ou o respeito trémulo pelo islão, não tem corrido bem. Quando o resultado da reverência é este, talvez valha a pena tentar a afronta

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Para um cristão a investigação sobre as supostas aparições de Medjugorge faz sentido, pois deve conhecer a solidez das suas convicções e estar preparado para responder a quem lhe pedir razão da espera

Rui Ramos
O plano é claro: viabilizar o regime português, não através da iniciativa dos cidadãos em Portugal, mas das transferências europeias, confiando na velha complacência de Bruxelas. 

Miguel Tamen
O que é dizer uma coisa? Se eu contei um segredo a mim próprio não posso ser acusado de bisbilhotice ou de traição: não disse nada. 

José Milhazes
Os políticos ocidentais continuam em insistir nas meias-medidas, muitas delas fruto de acordos e apoios duvidosos a grupos e Estados que estão na origem do terrorismo.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário