domingo, 18 de junho de 2017

Incêndios Reações: Momento é de "dor e pesar"

Reações: Momento é de "dor e pesar"

O primeiro-ministro considerou que o incêndio em Pedrógão Grande "é seguramente a maior tragédia" em Portugal nos últimos anos.
António Costa chegou às 00.35 horas à sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em Carnaxide, para reunir com o presidente da ANPC, coronel Joaquim Leitão, e com o comandante operacional nacional da Proteção Civil, Rui Esteves, e se inteirar da situação do combate aos incêndios no país, e em particular do que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria.
"Infelizmente, esta é seguramente a maior tragédia de vidas humanas de que temos conhecimento nos últimos anos em Portugal, em situação de incêndios florestais", declarou, à chegada.
O primeiro-ministro referiu que "não está apurada a totalidade das vítimas" do incêndio, "que ainda está a lavrar, e que está a atingir vários concelhos", e reafirmou: "Esta é seguramente a maior tragédia que temos vivido".
Por esta hora, chegava o presidente da República a Pedrógão Grande, acompanhado da ministra da Administração Interna. Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma palavra de ânimo e conforto aos que continuam a combater o incêndio de Pedrógão Grande e disse que "o que se fez foi o máximo que se podia fazer".
Em declarações aos jornalistas em Pedrógão Grande (Leiria), Constança Urbano de Sousa disse ser "prematuro" fazer novos balanços sobre vítimas e anunciou que estão a caminho do local mais 120 elementos para combater o incêndio, para se juntarem aos 380 no terreno.
Questionada sobre as razões desta tragédia, a ministra salientou que "o momento é um momento de pesar e de concentrar todo o esforço no combate a este incêndio. Quando isto terminar será feita uma avaliação sobre o que correu bem, o que não correu, sobre o que aconteceu".
Fonte: JN
Elsa Máximo · 
Por cá, heróis tb foram os cantoneiros que andaram a limpar a mata a 50 mts do corta fogo! Nós andamos a limpar o terreno e quem não o faz deveria ser multado d b multado. Já para n mencionar esses políticos de m. q o que fazem é escrever mensagens cínicas de pesar as famílias e na verdade estão-se borrifando para tidos e todos, desde que encham bem os bolsos lá no pelouro deles! Nós que vivemos no meio das serras é que sabemos bem dar o devido valor a estas situações dramáticas!
GostoResponder63 h
Manuel D. Esteves Madroas · 
A floresta queimando já é uma tragédia,agora com vitimas fatais de nossa população é muito triste,esses incendiarios deveriam ser caçados a todo o custo e fuzilados em praça pública.Parabéns aos nossos Bombeiros pelo esforço em conter as chamas. Os nossos sentimentos nesta hora de dor ás Famílias enlutadas.
GostoResponder54 h
Ricardo Figueiredo
Onde andam aqueles militares com tantas medalhas que aparecem nas cerimónias do 25 de Abril , que iriam andar a patrulhar para evitar incêndios ? É que esses ganham bons e chorudos ordenados e direitos , ao contrário dos Bombeiros.
O Estado e as autarquias tem que rentabilizar o dinheiro que habitualmente estouram em pessoal que lá está a receber ordenados só para aparecer em cerimónias, e deixem-se de foguetes que isso é literalmente quimar dinheiro.
Luisa Manuela Silva · 
Como é possível com tanto dias de altas temperaturas como temos sentido ninguém pensou k poderia causar este tipo de tragédia????, ninguém se preveniu ou muito poucos porque à k dar valor aos cantoneiros da minha zona k andaram a limpar matas junto à A4 bem hajam, k sejam o exemplo e o principio para k mais se faça, as vidas destas pessoas já se perderam, a quem de direito eu apelo para k façam alguma coisa muito inteligente, com sabedoria e com resultados excelentes
GostoResponder45 h
Sérgio Mendes
Incendiário + Floresta densa sem zonas de contenção + Mata junto à estrada + Falta de aviso das populações = Tragédia.
GostoResponder45 hEditado
Joana Costa · 
Pelas reações dos agentes políticos, só me apetece mete los numa árvore a a arder
GostoResponder65 h
Margarida Canto · 
Blá-blá-blá... "sacudir a água do capote"
GostoResponder25 h
Carlo Gil Gil
Faço ideia deve ser de arrepiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário