domingo, 18 de junho de 2017

Manhã de domingo: Em direto/ 57 pessoas morrem em incêndio em Pedrógão Grande

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Pelo menos 57 pessoas morreram no incêndio em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria. Há 59 feridos. As chamas continuam fora de controlo.
As condições atmosféricas "atípicas" foram determinantes para a propagação rápida do incêndio em Pedrógão Grande. "Inconsciência" e "curiosidade" podem explicar algumas das mortes.
A reportagem fotográfica do Observador, em Pedrógão Grande. Veja as imagens do terror vivido durante a noite e as fotos do fogo que continua a lavrar em algumas zonas.
São 57 os mortos, vários apanhados dentro dos carros. As quatro frentes do fogo provocaram uma das maiores tragédias do género em Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa chegou a Pedrógão Grande e abraçou o secretário de Estado da Administração Interna, o presidente da Câmara Municipal e a ministra da Administração Interna.
Em 1966, um fogo na serra de Sintra acabou com a morte de 25 militares do Regimento de Artilharia Anti-Aérea Fixa de Queluz. O ano passado, os fogos na Madeira também fizeram vítimas.
A imagem é quase sempre a mesma, a das chamas a engolirem uma estrada e a sinalização. Os títulos também. É assim que lá fora se noticia a tragédia de Pedrógão.
Não, não estamos a falar de cães professores. Nem de animais com super-poderes. Falamos-lhe, sim, de uma equipa de cães que ajudam crianças a superar o medo de ler em público.
Implacável, agressivo, guerreiro, génio, imbecil egocêntrico ou o executivo que melhor espelha os dogmas de Silicon Valley? A história da "confiança desenfreada" do CEO da Uber, Travis Kalanick.
Eurodeputado socialista Manuel dos Santos tem genros a trabalhar para si com dinheiros do Parlamento Europeu. Remuneração está dentro das regras mas estatuto do deputado impede contratar familiares.
Este domingo França vai votar na segunda volta das eleições legislativas e as projeções dão uma vitória esmagadora para os partidos que apoiam Macron. Ao mesmo tempo, abstenção deverá ser recorde. 
Opinião

Vasco Pulido Valente
…hopes expire of a low dishonest decade… (W. H. Auden)

Alberto Gonçalves
Por azar, o cepticismo de alguns acha a dádiva uma exibição de “cunhas” e descaramento, e coloca os parentes de Carlos literalmente na lama.

Rui Ramos
Em Portugal, há demasiados indivíduos e grupos de interesse cujas posições, estatutos e rendimentos dependem da sua relação com o poder político e representam um custo excessivo para a sociedade.

Pedro Machado
São mais de 300 quilómetros entre os aeroportos de Sá Carneiro e Humberto Delgado sem uma pista que receba companhias aéreas. É como se não existisse território entre o Douro e o Tejo.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Santo António de Lisboa, de Pádua e do mundo inteiro, foi um grande santo e um grande sábio, que de ‘santinho’ não tinha nada, pois foi um dos homens mais cultos do seu tempo. 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário