O Conselho Intermunicipal aprovou por unanimidade, na reunião realizada no Edifício Mira Center, em Mira, o protocolo de colaboração da CIM Região de Coimbra, os seus 19 municípios e a Direção-Geral dos Livros, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) para a criação e operacionalização da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais da Região de Coimbra.
O documento prevê a constituição de um grupo de trabalho para a dinamização das linhas de intervenção. A primeira reunião será realizada antes do final do corrente mês.
A Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra contará com o envolvimento de mais de 30 bibliotecas municipais, abrangendo cerca de 385.000 utilizadores.
O protocolo de colaboração aprovado pelo CI da CIM RC estabelece a realização e operacionalização das ações/projetos no contexto das suas competências, facilitando a colaboração entre as estruturas da CIM, dos 19 Municípios, da DGLAB com outras instituições de âmbito local, regional, nacional e/ou internacional.
A partilha e potenciação da rede de parceiros é outro dos objetivos através do desenvolvimento de projetos e processos de trabalho de âmbito multidisciplinar e de escala regional, nacional e/ou internacional.
Apoiar e copromover ações de sensibilização e informação para a comunidade consta das obrigações inscritas no protocolo de colaboração, que define como linhas de intervenção a dinamização de parcerias com as bibliotecas escolares a disponibilização de uma carteira de formação para os técnicos das bibliotecas municipais.
O desenho e implementação de projetos comuns às várias bibliotecas, nas vertentes da promoção da leitura, conservação e preservação do património imaterial, é outra das vertentes da atividade da rede intermunicipal que apostará na proximidade com o público através da presença nos canais digitais, encontros, seminários e outras formas de participação ativa.