terça-feira, 22 de agosto de 2017

360º - Como foram as 100 horas da fuga do terrorista das Ramblas. E ainda: Trump anuncia mudança de posição e manda mais tropas para o Afeganistão

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Donald Trump anunciou aos americanos que mudou de opinião sobre o Afeganistão. Antes de ser Presidente, defendia, sem se perder em detalhes, que os Estados Unidos deviam tirar as suas tropas do país. Mas, esta madrugada, num discurso à nação, revelou que vai aumentar o número de militares americanos envolvidos em combate, contra o seu "instinto original". Motivo para esta mudança radical: o medo de que o "vazio" criado por uma retirada fosse preenchido por organizações terroristas.

Trump sentiu necessidade de se justificar: "As decisões são muito diferentes quando nos sentamos à secretária na Sala Oval". De facto, parece que sim. 

Os jornalistas americanos tentaram perceber o que explica esta mudança de Trump e tanto o The New York Times como o Washington Post concordam: o Presidente deixou-se convencer pelos generais, que passaram vários meses a apresentar argumentos para o aumento da presença militar no Afeganistão. Nas várias reuniões, houve discussões violentas, ameaças de despedimento e muita frustração.

O site Breitbart News, agora novamente dirigido por Steve Bannon depois de ser demitido da Casa Branca, ataca o discurso de Trump com todo o seu arsenal retórico: fala em discurso "sombrio" e em "cambalhota", insinua que Trump se tornou um fantoche do seu Conselheiro de Segurança Nacional (o general McMaster é um arqui-inimigo de Bannon) e pergunta de forma retórica se a política de Trump é assim tão diferente da de Obama.

Do sério para o anedótico: os especialistas avisaram uma vez, duas, três, mil vezes, mas Trump ingnorou-os. Ontem, o Presidente americano decidiu olhar para o eclipse do Sol sem qualquer proteção nos olhos. Claro: foi gozado.

Aqui, pode ver mais fotos do fenómeno que atravessou os Estados Unidos de costa a costa. Nos próximos 50 anos, vamos ter vários eclipses em diversas zonas do mundo - a revista Time fez a lista de onde tem que estar para os apanhar a todos.


Informação relevante
Já não deverá restar nada da célula terrorista que executou dois atentados em Barcelona. Com a morte, ontem, do homem que conduziu uma carrinha contra as pessoas que passeavam nas Ramblas, a contabilidade ficou assim: dos 12 homens sob investigação, oito foram abatidos e quatro estão presos.

Os detidos são ouvidos em tribunal hoje às 8h da manhãe, no Observador, já temos um liveblog aberto para seguir tudo em direto.

Foram 100 horas de perseguição que acabaram ontem à tarde com a morte de Younes Abouyaaquob. A Cátia Bruno conta minuto a minuto o que aconteceu durante a caça ao homem.

Esta madrugada houve mais um sismo em Itália. O terramoto atingiu a ilha de Ischia, ao largo de Nápoles, e teve consequências: duas pessoas morreram, pelo menos 25 ficaram feridas e seis edifícios colapsaram.

O Governo decidiu arquivar os processos disciplinares a funcionários do fisco que consultaram dados de familiares de José SócratesA decisão, noticiada hoje peloPúblico, foi tomada ainda por Rocha Andrade quando exercia as funções de secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Só este ano, a Caixa Geral de Depósitos vai perder 650 trabalhadores. O Jornal de Negócios escreve que há 120 voluntários para rescisões por mútuo acordo.

O Ministério Público decidiu abrir um inquérito à morte do piloto de um helicóptero em Castro Daire. Esta madrugada, houve 800 operacionais a combater fogos em todo o país.

Vários projetos de prevenção contra incêndios viram a sua candidatura a fundos europeus rejeitada pelo governo com o argumento de que não havia verbas para a comparticipação nacional. A notícia é do DN.

As eleições autárquicas começam a mexer e já se sabe, pelo menos, para onde vai parte do dinheiro: os candidatosvão usar 4,8 milhões de euros em brindes (chapéus, canetas, aventais...). Quem gasta mais, segundo o JN, é o PS.

Se acha que é um sortudo, atenção: aquele concurso que viu no Facebook a oferecer dois bilhetes de avião a propósito do 22.º aniversário da EasyJet é falso. A empresa lançou o alerta num comunicado.

O árbitro Jorge Sousa, que falou com um guarda-redes do Sporting B sem usar a habitual delicadeza dos romances de Júlio Dinis, vai ser alvo de um processo sumário. O escândalo, portanto, continua.


Os nossos Especiais

Passaram por lá Miguel Torga, José Régio e Mário Soares. Mas, na Livraria Académica, no Porto, sobram histórias e faltam clientes. A Sara Otto Coelho esteve lá efalou longamente com Nuno Canavez, que trabalha na livraria há 69 anos.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Se Mandela fosse do PSD, o BE arranjaria maneira de lhe chamar racista": "A novidade nos últimos tempos foi a adopção pela esquerda democrática do método comunista de difamar os adversários, primeiro com o apodo de 'neo-liberais', agora com o labéu de 'racistas'".

Laurinda Alves escreve sobre os gestos contra o terrorismo: "Fernando Álvarez fez sozinho o minuto de silêncio e humanamente ganhou em toda a linha. Harry Athwal, que permaneceu ajoelhado ao lado do rapazinho, deu um testemunho admirável de coragem e humanidade".

Paulo de Almeida Sande escreve "Azar": "Quando os portugueses voltarem de férias, Portugal estará mais pobre, mais negro, mais seco, mais ferido, mais triste. Nada que o frenesim da rentrée, o fim do calor, o recomeço da bola não resolvam".


Notícias surpreendentes

Um filme promocional do Turismo Centro de Portugal, dedicado à memória das vítimas do fogo de Pedrógão Grande, ganhou um prémio nos Estados Unidos. "Escolho o centro de Portugal" foi um dos vencedores do Festival ART&TUR 2016. Vale a pena ver aqui.

A próxima Festa do Avante! vai ter 200 espetáculos de música, teatro e cinema. Entre 1 e 3 de setembro, haverá António Zambujo, Rui Veloso, Gisela João, Paulo de Carvalho e Mão Morta, entre outros.

Quais são os perfumes preferidos das mulheres em todo o mundo? E em Portugal? Temos a lista para si.

E temos também todas as novidades do dia aqui, como sempre.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário