terça-feira, 22 de agosto de 2017

Infarmed ordena retirada do mercado do produto Dormix Gel

Resultado de imagem para Infarmed ordena retirada do mercado do produto Dormix Gel
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) ordenou a retirada do mercado do produto Dormix Gel, vendido como produto cosmético mas que contém substâncias destinadas ao alívio da dor e da inflamação.

Num comunicado divulgado no `site` do Infarmed lê-se que "o produto Dormix Gel, colocado no mercado pela empresa Master Queen Pharma, Lda. como produto cosmético, contendo uma mistura de substâncias destinadas ao alívio da dor e da inflamação, apresenta características e funções que não são compatíveis com a definição de produto cosmético".

À Antena 1, Maria do Céu Machado, da Autoridade Nacional do Medicamento, explicou que "o que levou à retirada do produto foi o facto de estar a ser comercializado como cosmético e detetarmos aqui no Infarmed que não é um cosmético mas sim um produto que é um medicamento".

Explicou ainda que "os cosméticos têm características especiais, não têm características medicinais. Este produto tem componentes anti-inflamatórios e poderia trazer problemas a quem aplicasse pensando que estava a aplicar um cosmético quando afinal estava a usar um medicamento com efeitos sobre a saúde".

Por essa razão, o Infarmed ordenou a "suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado de todas as unidades deste produto" e determinou, "atendendo a que esta situação pode colocar em risco a segurança dos consumidores", que "as entidades que tenham adquirido este produto não o podem disponibilizar" e "os consumidores que possuam este produto não o devem utilizar".

A situação foi detetada, disse Maria do Céu Machado, do Infarmed, "porque a empresa pediu um certificado de venda livre para exportar. Nessa altura fomos analisar o produto e detetou-se que tinha componentes que não têm características de cosmético. Neste caso a empresa terá que pedir a apreciação do Infarmed para poder vender como medicamento."
RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário