terça-feira, 22 de agosto de 2017

Yoga, viagens e terror na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha


Com as férias de verão a chegar ao fim, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha tem preparado um conjunto de iniciativas para os últimos meses do ano, que inclui sessões de Yoga, apresentações de livros, exposições, clubes de leitura e a comemoração de datas festivas.

 De volta em setembro, na manhã do dia 16, estão as sessões de “Yoga em Família na Biblioteca”, uma iniciativa que promove a cumplicidade entre pais e filhos. O livro em destaque é “Histórias da Casa da Mosca Fosca”, um jogo de rimas e ritmos com diferentes personagens. Outro regresso à Biblioteca Municipal é de Sandra Barão Nobre. Após a exposição “Acordo Fotográfico”, patente em março e abril, a biblioterapeuta viajante apresenta o livro “Uma Volta ao Mundo com Leitores”, que reúne fragmentos de diário, entrevistas e narrativas de viagem sobre os leitores que a autora conheceu durante a sua viagem à volta do Mundo. “A conversa com… Sandra Barão Nobre” será na tarde de 7 de outubro.

O Halloween, também conhecido como “Noite das Bruxas” e celebrado a 31 de outubro, é comemorado este ano com um percurso noturno aterrador pelos vários espaços da Biblioteca. A 17 de novembro assinala-se outro dia festivo – o Dia Nacional do Pijama – com a atividade “Histórias em Pijama”. A partir das 21h00, as famílias são convidadas a passar um serão diferente envolto em contos, Yoga, música e dança, sendo a “traje de noite” o pijama e o peluche preferido.

 Em “Encontros com Letras”, iniciativa que promove o lançamento de livros de autores emergentes, o público poderá conhecer as obras “Felicidade 100 Idade”, de Jorge Gameiro, no dia 4 de outubro, e “Vida de Hamster”, de Vanessa Autun, no dia 16 de dezembro. O quarto número da Revista Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha será também lançado no último trimestre de 2017, mais precisamente, a 11 de novembro. Na publicação anual, que promove a investigação, preservação, valorização e divulgação do património local, será dado destaque à comemoração dos 900 anos da fundação de Albergariaa-Velha.

A promoção da leitura desde a primeira infância continua a ser uma prioridade da Biblioteca Municipal. Para além das sessões “Aos Sábados, Conto Contigo!”, leituras encenadas para  famílias no primeiro sábado de cada mês, os jovens e os seniores podem contar com encontros mensais à volta dos livros e das histórias em “Conto a Conto, Eu Me Encontro” e “Em Roda do Conto”, esta última iniciativa inserida no leque de oficinas do Programa Idade Maior. A participação é gratuita, sendo somente necessário fazer uma inscrição prévia.

Finalmente, em termos de exposições, o público pode apreciar uma mostra coletiva de pintura pelo Circulo Experimental de Artistas de Aveiro – AVEIROARTE em setembro, a exposição de ilustração “Yeti”, de alunos de Belas Artes, em outubro, a mostra documental “Carta do Couto de Osseloa”, em novembro e, no último mês do ano, as miniaturas de “Rally e Fórmula 1” do Comandante João Bela, que prometem fazer as delícias de miúdos e graúdos.

Toda a programação da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha pode ser consultada em http://biblioteca.cm-albergaria.pt.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário