terça-feira, 29 de agosto de 2017

Afrobasket feminino: Leia imperial comanda "Samurais" na vingança a Angola e no apuramento às meias-finais

Foto da FIBA
A selecção nacional feminina de Moçambique vingou-se nesta sexta-feira(25) da final perdida há 4 anos em Maputo derrotando a sua congénere de Angola, por 61 a 47 pontos. As "Samurais", comandadas pela imperial Leia Donge, conseguiram ainda o apuramento para as meias-finais do Campeonato Africano de Basquetebol, que decorre no Mali, onde vão enfrentar o Senegal na noite deste sábado(26).

Nos prognósticos as angolanas eram as adversárias a evitar nos quartos-de-final, mas Nazir Salé não se deixou intimidar e aproveitou o último jogo da fase de grupo para dar rodagem às jovens promessas do basquetebol moçambicano mesmo tendo perdido com o Egipto.

Diante da invicta selecção de Angola as nossas meninas entraram tímidas, viram as adversária abrirem o placar e chegarem aos 7 pontos. Mas Odélia Mafanela e Leia Dongue, duas sobreviventes do Afrobasket de 2013, sabiam que nesta partida mais do que um lugar nas meias-finais havia uma vingança por fazer e começaram a mostrar as mais jovens que nada é impossível dentro da quadra, porém não conseguiram evitar a derrota por 6 a 16 no final do 1º período.

Italee abriu as hostilidades no 2º período mas Leia mostrou a sua classe, co-adjuvada por Rute Muianga e Odélia empataram a partida antes do intervalo, e com o cronómetro a estourar a experiente moçambicana que joga em Angola fez a cambalhota no marcador com uma bomba.

As angolanas abriram o 3º período com um triplo de Felizarda Jorge mas Anabela Cossa, outra sobrevivente da final de Maputo em 2013, respondeu com uma bomba desempatou. Angola deu réplica, Italee Lucas com um triplo fez nova cambalhota no marcador, mas Elizabeth Pereira respondeu com outra bomba dando nova vantagem a Moçambique.

Angola voltou a passar para frente, mas Tamara Seda fez a reviravolta e Rute Muianga com uma bomba atordoou as angolanas que viram as "Samurais" alargaram a vantagem até os 45 a 34 pontos.

No derradeiro período Leia abriu as hostilidade e Elizabeth com outra bomba aumentou a vantagem para 16 pontos. As angolanas tentavam dar luta mas Elizabeth esteve "on fire" e acertou nova bomba. Italee tentava manter a sua selecção na contenda mas foram incapazes de lidar com a sede de vingança de Moçambique, confirmada com mais um cesto da imperial Leia Dongue. A internacional moçambicana voltou a ser a melhor marcadora, com 27 pontos e 14 ressaltos nesta partida.

Nas meias-finais, neste sábado a partir das 22h45, as "Samurais" vão enfrentar o Senegal, que derrotou os Camarões por 71 a 58 pontos. As campeãs em título classificaram-se em 2º no Grupo B e derrotaram a nossa selecção nessa fase.

Na outra semi-final defrontam-se a Nigéria, que eliminou a Costa do Marfim, e o Mali, que deixou para trás o Egipto.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário