terça-feira, 29 de agosto de 2017

360º - Novo caso: a Oracle também pagou viagens a altos quadros do Estado (e até houve um concerto dos Aerosmith). Coreia do Norte lança míssil

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
A Coreia do Norte lançou um míssil que sobrevoou o norte do Japão - é a primeira vez que isso acontece desde 2009. O governo japonês reuniu-se de emergência e considerou este exercício "uma ameaça grave e séria". Amanhã à tarde haverá uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU.

O governo da Coreia do Sul não esperou muito para dar uma resposta: poucas horas depois do lançamento do míssil, usou quatro aviões de combate para simular um ataque que poderia "destruir" a liderança norte-coreana.

No Texas, o pior ainda não passou. A chuva vai continuar e as barragens estão no limite. O The New York Times fala em dez mortos e usa uma frase impressionante: "A zona de Houston parece um mar com apenas algumas ilhas".


Informação relevante
Primeiro foi a Galp, depois a Huawei -  agora a Oracle. Cinco altos quadros do Estado foram a São Francisco, nos EUA, a um evento desta empresa de tecnologia e informática. A viagem incluiu um concerto dos Aerosmith e foi paga por parceiros e pela própria empresa. É um exclusivo do Observador que ainda não teve reação oficial dos ministérios envolvidos.

Todo este processo das viagens está a deixar o Governo sem pé. Ontem houve mais desenvolvimentos do Huaweigate, que o Observador lançou a 27 de julho:


Em plena época de incêndios, António Costa anunciou que estava a aproveitar o Verão para preparar a resposta ao período de chuvas - mas parece que não aproveitou o suficiente. Ontem, uns minutos de chuviscos inundaram várias zonas de Lisboa (as fotos e vídeos mostram tudo) e Coimbra. Além disso, tiveram que ser cortadas várias estradas por causa da queda de pedras na sequência da chuva: a EN 17 (estrada da Beira), a EN 17-1, a Estrada Municipal 541 e a EN 111, entre outras.

No final do ano passado, havia 211 mil pessoas a aguardar por uma cirurgia e o tempo de espera médio (três meses e meio) era o mais alto desde 2011. Os números constam do relatório de acesso à saúde de 2016 e são avançados pelo JN.

Os trabalhadores da Autoeuropa começam hoje uma greve contra o trabalho aos sábados. A proposta de novos horários surgiu por causa da produção do modelo T-Roc, da Volkswagen.

O fotógrafo Pedro Palma desapareceu minutos depois de publicar um vídeo enigmático no Facebook. A família está a dar todos os detalhes, na tentativa de o encontrar. O desaparecimento deu-se na última quinta-feira.

Mais um dado para a investigação sobre as relações entre Trump e a Rússia: durante as presidenciais americanas, um advogado de Trump enviou um email ao porta-voz de Putin a pedir ajuda na construção de uma Trump Tower em Moscovo.


Os nossos Especiais

É uma casa pendurada, afundada, perdida. Está no meio de um passeio, quase sem nada em redor. Fica no Restelo, em Lisboa, e nela vivem três pessoas. Resistiu a remodelações, a expropriações e a demolições. Resistiu à Universidade Moderna, ao turismo e a Sousa Cintra. A história dos “irredutíveis restelenses” é contada pelo Tiago Palma.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Que fazer perante o politicamente correcto?": "O politicamente correcto é uma batota, um jogo viciado, que as suas vítimas estão condenadas a perder. O ponto, portanto, é não jogar. Não pedir desculpa, não se justificar, não ceder, não alinhar".

Laurinda Alves escreve "Os amigos geniais": "Trazer os amigos dos filhos para casa pode dar trabalho e despesa, mas também nos descansa porque se entretêm mais e têm conversas connosco que não teriam se estivessem sozinhos ou apenas em família".

Paulo Trigo Pereira escreve sobre o novo Presidente de Angola: "A reforma da economia no sentido da diversificação produtiva, afastando-a da dependência quase exclusiva do petróleo é hoje consensual para as forças políticas em Angola bem como para os analistas".

Paulo de Almeida Sande escreve "A balada dos rapazes mimados": "A vida nunca foi tão boa. Penso que a minha avó tinha razão: jovens mimados são adultos estragados; ainda bem que nunca fui mimado, graças às 3 regras da vida".


Notícias surpreendentes

Ontem à noite os portugueses puderam ver o último episódio da "Guerra dos Tronos" - e o Alexandre Borges, que foi um deles, já escreveu sobre o assunto: "A sétima temporada termina lá em cima, com o fogo a derreter o gelo e nós na beirinha da cadeira. E agora, Jon Snow?". Só uma nota: já sabe que se carregar aqui para ler o resto vai encontrar spoilers (não quero estragar-lhe o dia).

É já a 12 de setembro que a Apple apresenta o novo iPhone. Trata-se de uma edição especial do iPhone 8, comemorativo dos 10 anos do produto, com ecrã todo em vidro, e não deverá existir um botão central.

O Super Mario está de volta, e agora com armas na mão. "Mario + Rabbids Kingdom Battle" é um dos jogos mais aguardados do ano e recebe cinco estrelas da nossa crítica. 

"A Deeper Understanding" é o novo disco dos The War On Drugs e o João Bonifácio dá-lhe quatro estrelas: "Combina doses extremas de beleza melódica com o despudorado acesso aos pensamentos mais ingénuos que um ser humano é capaz de colocar a si mesmo".

Boas notícias: o histórico bar Aniki Bobó vai reabrir no Porto. O objetivo é que seja um espaço dedicado ao culto da música nova, experimental e de diferentes estéticas

Agora espere pela noite para voltar a pensar em bares. Nas próximas horas, vamos ter muitas notícias aqui, como sempre.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário