segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Águas do Centro Litoral reforça saneamento em Mira e Cantanhede

As obras de aumento de capacidade de estações elevatórias do Interceptor Sul da Águas do Centro Litoral (AdCL), que reforçaram o saneamento nos municípios de Mira e Cantanhede, ficaram concluídas em Julho.
A empreitada “vem aumentar a capacidade das estações elevatórias EECT4 (Cochadas – Cantanhede), EESI (Mira), EES2 (Lagoa – Mira) e EES4 (Gafanha do Areão – Vagos), através da alteração dos grupos de bombagem e quadros eléctricos, originando um aumento da capacidade de bombagem na ordem dos 15 a 20 por cento”, revela a empresa.
Há cerca de um ano, a AdCL apresentou uma proposta para solucionar o problema de saneamento nos concelhos de Mira e Cantanhede, dando resposta à evolução de caudal que se tem vindo a registar nestes últimos anos. A solução apresentada surgiu de um estudo prévio, encomendado à empresa Hidra, e que visa redimensionar o Sistema Multimunicipal de saneamento (rede em “alta”) e identificar opções para os sistemas municipais (rede em “baixa”).
Os dois Municípios (e ainda Vagos e Ílhavo) são servidos pelo Interceptor Sul da AdCL, construído pela ex-Simria na 1.ª fase do anterior Sistema Municipal de Saneamento da Ria de Aveiro. Este Interceptor é responsável pelo transporte dos efluentes destes concelhos para a ETAR de Ílhavo, onde são tratados e posteriormente rejeitados no oceano Atlântico.
“Na sua origem, o dimensionamento deste Interceptor foi feito de forma conciliada com os municípios servidos, pretendendo satisfazer as necessidades da população”, explica a AdCL, contudo, e fruto de razões diversas a que não são alheias as afluências indevidas nos sistemas e os níveis freáticos existentes, “tem-se verificado nas épocas de maior pluviosidade que, em períodos de ponta, não há capacidade permanente de drenagem desses caudais, podendo ocorrer descargas pontuais de caudais no meio hídrico”.
A solução encontrada aponta para a separação do actual sistema em “alta” em dois: a montante é necessária a construção de uma nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) com tratamento secundário, junto à fronteira entre os municípios de Mira e Cantanhede. Esta ETAR servirá integralmente as áreas já abrangidas do Município de Cantanhede mas também os lugares de Lentisqueira, Colmeal, Cavadas e Corujeira, pertencentes ao concelho de Mira.
Esta solução inclui, também, a reabilitação do sistema elevatório de Cochadas (EECT4), com a substituição dos grupos electrobomba, e a construção de uma conduta elevatória com cerca de 4,2 quilómetros de extensão, para transportar as águas residuais da EECT4 até à nova ETAR.
O outro sistema, a jusante, inclui as restantes infraestruturas do actual Interceptor Sul que, na área em causa, têm vindo a servir Cantanhede, Mira, Vagos e Ílhavo, sendo que doravante continuariam a servir os mesmos Municípios excepto Cantanhede.
Até à construção e entrada em serviço da solução em estudo, a AdCL já realizou a obra de aumento de capacidade de estações elevatórias no Interceptor Sul nos concelhos de Mira e Cantanhede”.
A empreitada, que teve início no mês de Abril, permite, a curto prazo, “absorver um maior volume de afluente recolhido pelas redes municipais de Cantanhede, Mira e Vagos, reduzindo as descargas em períodos críticos de Inverno”, salienta a empresa.
Após implementação da nova ETAR de Cantanhede/ Mira que desviará os actuais volumes recolhidos em Cantanhede, a empreitada conferirá às estações elevatórias do Interceptor Sul a capacidade adequada aos volumes recolhidos em Mira e Vagos.
“As entidades envolvidas estão conscientes do problema e, até à conclusão dos novos investimentos, será necessário continuar a desenvolver esforços conjuntos no sentido de minimizar eventuais impactes negativos para o ambiente e para as populações, designadamente reduzir ao máximo a descarga de excedentes”, realça a Águas do Centro Litoral.
As autarquias deverão, também, promover nas suas redes em “baixa” acções de identificação e redução de infiltrações de águas pluviais de modo a reduzir significativamente as afluências indevidas ao sistema multimunicipal da AdCL.

Fonte: AdCL

Nenhum comentário:

Postar um comentário