domingo, 27 de agosto de 2017

Eu, Psicóloga | O que faz um Psicólogo?

Essa semana em que comemoramos o dia do Psicólogo, nos leva à uma reflexão parecida com chegada de aniversário: Como estou na minha trajetória profissional? Já cheguei onde gostaria? Como as pessoas tem visto minha atuação? E a pergunta que ainda não se calou: as pessoas sabem o que o profissional Psicólogo faz?

É muito comum entender que a prática do Psicólogo se resume à prática clínica e tradicional como vista em seriados, filmes, ou na ideia do divã/poltronas, onde aquele que procura ajuda se senta e “desanda” a falar sobre seus conflitos, problemas e dia a dia. Mas, você sabia que ser Psicólogo é muito mais que isso???

Claro, a prática descrita acima existe e de forma alguma deve ser invalidada, mas, existem ainda muitos campos de atuação próprios para esse profissional. Por exemplo, mesmo no modo clínico, existem variações de atendimento: o clínico individual, o psicólogo familiar, o terapeuta de casal, o acompanhante terapêutico. Ainda existem inúmeras funções que podem ser desempenhadas. Numa mesma empresa é possível encontrar um Psicólogo Organizacional, um Psicólogo Institucional e até um Psicólogo Clínico, todos com a mesma formação mas com focos e objetos de trabalho diferenciados.

Mas, a questão é: porquê, se tem tanto campo, ainda se vê pouca expressão desses profissionais nessas demais formas? O desconhecido é estranho e é incomum acreditar que um Psicólogo vá organizar uma empresa realizando descrição de cargos, funções a ainda alinhar metas e objetivos, tão bem como um profissional formado nessa área específica como Administração, por exemplo. Porém, onde se tem gente, se tem campo para Psicólogo!!! Isso ocorre pois a intenção desse profissional é validar a posição social, os relacionamentos, trazer às pessoas daquele lugar meios para atingirem seus objetivos e serem quem desejam ser, seja esse ambiente: social, profissional ou familiar.

Muitas pessoas ainda se enganam quando pensam que ao chegar a um consultório serão persuadidas e levadas a fazerem aquilo que o Psicólogo acha melhor pra sua vida e, por medo de terem suas vontades distorcidas abrem mão da oportunidade de se conhecerem melhor, de enxergarem o presente de forma mais saudável para construírem um futuro de forma mais própria e quem sabe, mais satisfeita.

Nós Psicólogos somos treinados pra escutar a sua vontade, entender a sua necessidade e te auxiliar num caminho longe do nosso preconceito, da nossa religião, da nossa concepção sobre a vida. Desejamos a sua saúde mental, física, espiritual; a sua realização pessoal e profissional; te apoiar a chegar ao seu bem estar e, atingir esses objetivos, é o que nos faz um bom profissional.

Flávia Affonso
Psicóloga
CRP 08/21782

Nenhum comentário:

Postar um comentário