domingo, 27 de agosto de 2017

VAMOS CONSTRUIR UM NOVO HOMEM

João António Pagliosa
Possivelmente você já experimentou construir algo... Sabe, portanto, que qualquer construção exige planejamento, tempo, trabalho e recursos financeiros.
Em 1992, a convite da SUMITOMO, eu conheci o Japão e fiquei boquiaberto ao perceber o quanto eles planejam as ações em seus negócios. Na construção de uma edificação, por exemplo, eles gastam de duas a três vezes mais tempo planejando a execução, do que executando a obra.
Tudo é pensado nos mínimos detalhes, antes de começarem a obra propriamente dita. Daí a execução é rápida e sem maiores percalços.
Construções sempre dão bastante trabalho, entretanto, a obra pronta dá uma sensação danada de boa. Dá uma grande alegria!
O rei Salomão, filho de Davi, construiu o Templo de Deus. Este Templo foi destruído e posteriormente foi restaurado pelos judeus, e Jesus Cristo comprou uma briga com o povo judeu porque disse que derrubaria aquele Templo, e que o construiria de novo em três dias. 
Os judeus o consideraram um louco! O rei Salomão gastara uma verdadeira fortuna para erigir aquele Templo, e demorou sete anos para concluir a obra... Como é que aquele humilde galileu disse que o faria em apenas três dias?
Deus, meu prezado leitor, não habita em templos de construção humana. Ele habita em cada um de nós! Ele está em nós!
O início da construção de um homem acontece quando você resolve levar Jesus a sério. 
Você é templo do Espírito Santo, e a primeira obra de qualquer construção que se inicia, é limpar adequadamente o terreno para a edificação.
Deus é supremo arquiteto... E já enxerga em nós, a construção que Ele deseja edificar...
Limpar o terreno é eliminar aqueles fardos pesados que obstinadamente carregamos, ao longo da vida... 
Mágoas, rancores, invejas, ódios, sentimentos ruins, em função de coisas que deram errado... Tudo isso é lixo, puro lixo!

E o terreno limpo é sinónimo de coração puro e alma leve... 
Mas as coisas demoram a acontecer, e você atravessa desertos com muita sede, e o caos bate à sua porta... Paciência é sinal de sabedoria... Saiba dar tempo ao tempo, e a leitura de Eclesiastes é providencial àqueles apressadinhos.
Quanto maior o projeto de Deus em sua vida, maiores serão as fundações... Você vai penar um bocado antes de ver as paredes subirem... Você vai trabalhar muito, e parece que a obra ainda nem começou... Parece que Deus não está nem aí para você.
Mas a obra começou sim... Quem já construiu uma casa sabe como é isso... Muita coisa fica enterrada e não se visualiza porque precisa dar sustentação ao que se edificará... 

Assim é também com o HOMEM! 
Calma, a hora de colher os frutos irá lhe alcançar... Domine os seus desejos... E, se quiser ser sábio, elimine os seus desejos! É por isso que a sabedoria demora tanto...
Mesmo quando as paredes estão subindo, às vezes você ainda pisa na lama... Mas você percebe que as coisas estão progredindo, e é maravilhoso imaginar a casa pronta... Você e sua família dentro dela, com todo o conforto... Que benção!
Mas, muitos param a construção no meio da obra... A crise chegou, recursos minguaram... Dor de cabeça sobrevém.
Obra parada é broca! É muito ruim... Os desocupados a ocupam... Os vândalos a destroem... Os ladrões fazem a festa...

Os prejuízos se avolumam... 
Uma construção jamais deve parar antes de seu término total.
Deus quer, dia após dia, que cada um de nós continue a construção, com entusiasmo e alegria. 
Isso está lá em Filipenses 1:6, “Estou plenamente convencido de que aquele que começou boa obra em vós há de completa-la, até o dia de Cristo Jesus”.
Onde a sua obra parou, meu prezado? Admoesto que é tempo de reconstrução... Tenha bom ânimo... Recomece a sua obra.

Ainda há tempo!
João Antonio Pagliosa





Curitiba, 26 de agosto de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário