quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Eu, Psicóloga: Vencedores: vence-dores?



Ser Vencedor(a) é superar suas dores. Essas dores podem ser nossas frustrações perante objetivos ou metas mal sucedidas.

Vamos falar dos atletas, sujeitos que estão em busca de excelência, por meio de disciplina, comprometimento, entrega tudo por um objetivo, um sonho.

E COMO atingir a EXCELÊNCIA?

Qualquer questão que apareça em nossas vidas precisamos entrar para ganhar. O fato de só tentar não nos levará ao 1° lugar. O 1° lugar aqui esta representado pelo sucesso. E para chegar lá, precisamos construir nosso caminho. Sabendo que teremos vitórias e derrotas. As vitórias são deliciosas, majestosas, massageia nosso ego. E as derrotas, essas tem o gosto amargo, nos deixa triste, nos faz pensar, mas será que tudo isso é ruim? 

Voltamos aos atletas, eles treinam por anos para tentar alcançar o máximo, muitas vezes não conseguem. No nosso dia a dia é assim, também nos preparamos para algo, mas temos que lidar com o não. E como lidar com isso? Sendo resiliente. Resiliência é a capacidade lidar com problemas, superar ambientes e situações adversas. Aceitar o problema e criar novas perspectivas diante daquele mesmo evento. Por exemplo: o que esta situação esta me dizendo?

Lembre-se que para ser campeão precisamos nos perceber. Como agir diante de um problema:

- Aceite que os erros e as falhas são necessários para o processo de aprendizagem;
- Não dê desculpas para seus fracassos;
- Aceite a responsabilidade a fim de ajudar a transformar os fracassos em sucessos;
- Permaneça positivo mesmo após um erro;
- Mantenha-se concentrado na tarefa ao invés de remoer os erros;
- Aprenda a interpretar a situação como desafio, não como uma ameaça;
- Reconheça o excesso de tensão. Encontre uma técnica adequada de relaxamento;
- Mantenha o pensamento positivo e concentre-se na tarefa;
- Mentalize o objetivo de atuar bem sob situações de alto estresse.

Podemos ensinar os nossos pequenos a lidar com os problemas, a fim de estrutura-los e possibilitar gozar de uma boa saúde mental tanto para eles quanto para nós. Eles aprendem por modelos, por isso pais não adianta falar seu filho vai te copiar.

Kamilla R. O. Sawczen
Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário