A EXPOFACIC continua até dia 6, com concertos e atrações para todas as idades. Ontem foi a vez de um público mais jovem vibrar com os Dama, os Karetus e uma surpresa especial: David Carreira, que surgiu em palco para uma performance muito apreciada.
Segunda-feira foi uma noite de concertos na EXPOFACIC assumidamente dedicados a um público jovem, que formaram uma boa moldura humana, cheia de energia e entusiasmo. Os concertos começaram com uma atuação bem conseguida de Ivo Lucas. Seguiram-se os Dama com o seu pop/rap, que não desiludiram os fãs, e puseram o público a cantar os seus êxitos, como “Não dá”, “Às vezes”, “Não faço questão”, entre muitos outros, sempre uma grande interação entre a banda e a assistência.
Seguiu-se a dupla Karetus, que deram uma grande festa em palco, com impressionantes efeitos visuais e pirotecnia. Um grande espetáculo que, afinal, tinha uma surpresa reservada: David Carreira surgiu e juntou-se à banda no palco e cantaram em conjunto, entusiasmando o público com a performance.
No Palco Sagres, Menasso esteve aos comandos da pista de dança, mostrando o talento que lhe é reconhecido como DJ e também pelo seu trabalho para editoras como a Kaos Rec, Pandora Digital Rec. e Shoo Rec. (Alemanha), entre outras.
EXPOSIÇÕES PARA OS MIÚDOS
A EXPOFACIC apresenta este ano uma área cultural e educativa animada com várias exposições, patentes durante todo o certame, que surpreendem os visitantes pela sua diversidade e interesse para todas as faixas etárias, em particular os mais novos.
Uma das exposições intitula-se “Arte em Peças” e enche um espaço de 1500 metros quadrados com construções em LEGO. Estão expostas várias esculturas e construções que impressionam pelo detalhe e minúcia.
Os pequenos visitantes também podem experimentar e criar as suas próprias construções, numa grande “piscina” de peças de lego. Esta exposição é promovida pela Comunidade 0937, que nasceu de um pequeno grupo de pessoas que partilhava, entre outras coisas, uma enorme e entusiástica paixão por LEGO. O principal objetivo desta comunidade é fomentar o interesse pelo hobby, promover a discussão de novidades, técnicas e ideias de construção, e tudo o mais que esteja relacionado com o que defendem ser muito mais do que um brinquedo.
Outra exposição que os mais novos vão apreciar é o “Espaço Ciência (Com a cabeça na Lua)”.
Fruto de uma parceria com o Exploratório, Centro de Ciência Viva em Coimbra, esta iniciativa tem como objetivo fazer chegar a ciência a todos os públicos e gostos. Aqui, os visitantes vão entrar num labirinto que termina numa representação gigante da lua, ver “Morcegos às claras”, explorando o mundo destes surpreendentes mamíferos noturnos, brincar com “Jogos de luz e cor” e admirar uma exposição de “Astrofotografia” com imagens de grande beleza e qualidade.

A esta oferta juntam-se as exposições de animais e plantas exóticas de lugares distantes, e as representações culturais portuguesas, como são as peças características de Bordallo Pinheiro, os lenços de namorados de Viana ou a arte de tecelagem do linho.
Não é demais recordar que no sábado, 5 de agosto, há Noite Branca, dedicada a recolher fundos para ajudar os Bombeiros Voluntários de Cantanhede. No recinto, vão estar à venda camisolas brancas a 2 euros, patrocinadas pela Sagres, Licor Beirão e Turismo do Centro. O Grupo Alves Bandeira associa-se também à iniciativa com a venda de ímanes solidários a 1,00€ e em que 0,75€ revertem a favor da associação humanitária.