domingo, 13 de agosto de 2017

Uma amarga despedida, sem ouro nem glória, no fim da era de Bolt

Melhor velocista de sempre não teve o desfecho com que sonhava: lesionado, acabou a carreira a mancar, num esgar de dor, ultrapassado por todos os rivais, na final da estafeta 4x100 m, ganha pelo Reino Unido.
Resultado de imagem para Uma amarga despedida, sem ouro nem glória, no fim da era de Bolt
Não podia haver desfecho mais inesperado, dramático, amargo e antagónico da era que agora termina. O relâmpago sorridente, descontraído e imperturbável, que repetiu as suas descargas elétricas uma e outra vez, passando de forma imbatível e imparável por quase todas as finais de grandes competições em que participou, esgotou-se. A carreira de Usain Bolt extinguiu-se, num esgar de dor do jamaicano, a mancar, deixado para trás por todos os rivais, como nunca lhe acontecera: ontem, saiu sem medalhas nem glória da final da estafeta 4x100 metros dos Mundiais de atletismo (que hoje terminam, em Londres).
A despedida da maior lenda do atletismo no século XXI, o homem que pulverizou os recordes mundiais de 100 e 200 metros (9,58 e 19,19 segundos, respetivamente) e marcou uma era na modalidade, não foi, de todo, o que ele sonhou. "Usain Bolt despediu-se imbatível nas provas individuais. Pode ser essa a manchete: imbatível, imparável. Podem tomar nota", disse o jamaicano, sorridente, antes dos Mundiais, quando convidado a imaginar as primeiras páginas dos jornais, no dia depois do adeus. No entanto, o sonho transformou-se em pesadelo - com Lightning Bolt a acabar lesionado, numa final ganha, surpreendentemente, pelo Reino Unido.
O velocista jamaicano, de 30 anos, não conseguiu despedir-se das grandes competições conservando a aura de invencibilidade que exibiu ao longo de toda a carreira - tricampeão olímpico de 100 e 200 metros, bicampeão de 4x100 metros (perdeu o tri devido a desqualificação do colega Nesta Carter, por doping, em Pequim 2008) e 11 vezes medalhado de ouro em Mundiais (mais duas pratas e um bronze) nas três disciplinas. Bolt abdicou dos 200 metros, onde a vitória foi, com surpresa, para Ramil Gulyev, turco de origem azeri. Falhou nos 100, perdendo a tal imbatibilidade em provas individuais: ficou-se pelo 3.º lugar e medalha de bronze, atrás do estado-unidense Tyson Gay. E terminou com estrondo, uma semana depois, nos 4x100 metros.
A tarefa já parecia difícil. Apesar da prova de vida dada pela estafeta jamaicana nas meias-finais - onde fez 37,95 segundos, melhor marca dos caribenhos neste ano -, EUA e Reino Unido partiam como favoritos e rapidamente se destacaram na frente, na final. Bolt recebeu o testemunho para o último segmento no 3.º lugar, atrás de norte--americanos e britânicos. E, quando tentou forçar o andamento na aproximação à meta, esboçou um esgar de dor, agarrou-se à coxa e ficou a mancar: uma lesão muscular roubou-lhe a hipótese de lutar pela última medalha da carreira (mesmo que na altura o ouro já parecesse uma miragem).
O jamaicano deixou-se cair no chão, desolado, enquanto os britânicos celebravam um impactante triunfo (37,47 segundos), à frente dos EUA (37,52) e do surpreendente Japão (38,04). A custo, e já sem contar para a classificação oficial, lá cortou a meta, apoiado pelos colegas de equipa. E, rejeitando a oferta de uma cadeira de rodas (para não forçar ou agravar a lesão) saiu de pé - longe da glória sonhada e da ambicionada 15.ª medalha em Mundiais (esse recorde ficou ontem na mão da estado-unidense Allyson Felix, ouro na estafeta 4x100 metros feminina).
No adeus, os compatriotas tentavam relativizar a desilusão. "Isto são os campeonatos mundiais. E, no fim de contas, ele é humano", notou Julian Forte, um dos membros da estafeta jamaicana. "Ele deu o seu melhor e nós apoiamo--lo", acrescentou o velocista.
O apoio foi visível (e audível) no momento em que Bolt deixou a pista do Estádio Olímpico de Londres, como o fora em cada segundo que o jamaicano passou em prova desde que se tornou uma estrela mundial (ao pulverizar pela primeira vez os recordes de 100 e 200 metros), nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Afinal, o desfecho foi amargo mas o legado é mesmo inesquecível.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário