domingo, 24 de setembro de 2017

PSD de Mira apresentou candidaturas

Com um grande número de candidatos e apoiantes, o PSD mirense apresentou publicamente os seus candidatos à Câmara Municipal e à Assembleia, órgão máximo da estrutura política de cada município.
Flor Santos apresentou, João Cupido (mandatário de campanha), João Pedro Caetano(mandatário da campanha dos jovens), Mário Maduro e, finalmente, Raul Almeida, fizeram os discursos baseados - à maneira de como que cada um se exprime - no passado recente em contraponto com o futuro que esperam, seja de continuidade.
Também estiveram no palanque os demais candidatos à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal, para além dos candidatos às quatro Juntas de Freguesia: Artur Fresco, Tiago Cruz, Gabriel Pinho e João Gil.
João Cupido abriu a fase dos discursos, deixando em suas curtas e concisas palavras a ideia de que "este executivo soube ultrapassar os desafios" com os quais esteve frente a frente durante os últimos quatro anos.
Já João Pedro Caetano, que deu voz à juventude, afirmou que a função para a qual foi designado por Raul Almeida "passa por mostrar à juventude de que vale a pena estar na política" e não alhear-se dela. Indo mais além, deixou claro que, no seu entender, "nestes quatro anos foi feita uma aposta clara no desenvolvimento do Concelho de Mira".
Chegado o momento de Mário Maduro discursar, as pessoas perceberam estar diante de um candidato em dia sim. Inflamado e com a lição bem estudada, o experiente médico e político arrancou enormíssimos aplausos das muitas pessoas que acorreram ao centro da vila de Mira para ver a apresentação dos candidatos.
Começou por definir que "somos todos de Mira... as pessoas que compõem a minha lista são de todo o Concelho, composta por pessoas que querem o melhor para Mira!". Deixou claro à assistência não ter pretendido que as listas "fossem somente números de pessoas, mas uma lista onde todos trabalhem, de uma ou de outra forma, pelo progresso desta terra". Tem como finalidade "reeleger um executivo que tem trabalho feito e provas dadas... as pessoas sabem que Raul Almeida é um ser humano simples, capaz de continuar a levar Mira por adiante... as pessoas sabem que Raul Almeida trabalha com profissionalismo!". 
Por fim, o candidato à Assembleia Municipal fez uma promessa eleitoral: "posso prometer que tomaremos a atitude de alterar o regimento para que a Assembleia Municipal possa realizar reuniões em cada uma das quatro Freguesias do Concelho".
Chegou o momento alto da tarde: o discurso daquele que se recandidata ao cargo de Presidente da Câmara Municipal, Raul Almeida.
Efetivamente, era um homem feliz, com tanto apoio à frente do palanque. Talvez por isso, num discurso relativamente curto, procurou englobar quarenta e oito meses de governação. Afirmando ter "um enorme orgulho depois de quatro anos, ter toda esta moldura humana aqui a apoiar-nos", fez questão de "deixar uma palavra especial a toda a equipa que tem-me acompanhado durante este período".
E por falar em orgulho, enumerou alguns pontos que considera importantes no seu mandato: "tenho muito orgulho porque não oiço falarem de dívidas da Câmara Municipal ou da Incubadora. Tenho muito orgulho em falar das obras de requalificação que fizemos, do Montalvo, da Marginal da Praia..." . Quis dar conta de que "há muito trabalho por detrás disso tudo, que não se vê" e, por isso, garante "estar preparado para fazer ainda mais nos próximos anos".
Turismo, desenvolvimento económico e saneamento continuarão a merecer, segundo o autarca, a importância que eles merecem". Falou da obra do desassoreamento da Barrinha, da obra que será realizada na área envolvente do Touring ou no Poço da Cruz, com aumento de capacidade de estacionamento. Falou do "projeto já preparado do Polo 1 da Zona Industrial" e da "captação de novos investimentos para a Zona Industrial do Montalvo, "que tem muito por onde expandir". Falou dos "projetos para o saneamento, sendo que já foram resolvidos alguns problemas nesta área" e afirmou que "só com uma boa gestão podermos avançar neste capítulo".
Ao finalizar, Raul Almeida deixou a sua mensagem sobre o passado e o futuro que deseja para Mira: "sim, podemos pedir votos aos mirenses... o caminho percorrido preparou-nos para os próximos tempos!"
Encerrada a apresentação, o otimismo era marca dominante nas hostes laranjas. Mas, não era um otimismo exagerado. Todos ali sabiam bem que ainda falta uma semana para as eleições e todos sabiam, cada um à sua maneira, que nada está ganho até que o último voto seja contado...
Francisco Ferra

Nenhum comentário:

Postar um comentário