terça-feira, 3 de outubro de 2017

360º - Agitação no PSD e confusão em Almada. E ainda: atacante de Las Vegas tinha arsenal em casa; Maria Filomena Mónica vem ao Observador

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A polícia encontrou um arsenal de 23 armas no quarto de hotel (e mais 19 em casa) do autor do ataque queprovocou pelo menos 59 mortos em Las Vegas, naquele que foi o tiroteio mais mortífero da História dos Estados Unidos.

Os vídeos que mostram como tudo começou e as imagensdos momentos que se seguiram mostram os intermináveis minutos de choque e confusão de quem estava apenas a assistir a um concerto de música country.

O autor do massacre, que foi encontrado morto pela polícia, chamava-se Stephen Paddock, tinha 64 anos, epermanece um mistério. Não se sabe ainda o que terá motivado o tiroteio. Ontem, o Estado Islâmico reclamou a autoria moral do ataque, dizendo que Paddock se converteu ao islão há meses, mas o FBI não encontrou qualquer ligação.

Ao fim da noite de ontem surgiu mais um dado biográfico do assassino: o seu pai era considerado um "psicopata" com "tendências suicidas" pelo FBI, que o manteve na sua lista de criminosos mais procurados nos anos 60 e 70.


Mais informação importante
O dia a seguir às eleições foi de confusão em Almada, um dos bastiões que o PCP perdeu para o PS, com dúvidas sobre quem, afinal, tinha ganho. O Ministério da Administração Interna negou que estivesse em curso uma recontagem dos votos, mas o presidente de câmara cessante falou em problemas em duas mesas de voto que levaram a uma retificação das contas. No final, os socialistas ainda ficaram com mais 100 votos. A Rita Dinis andou nas ruas de Almada e, depois, olhou para os números para explicar a mudança: houve mais gente a ir às urnas e só a CDU perdeu votos.

Em Lisboa, há um impasse. Sem maioria absoluta, Fernando Medina espera pelas decisões à sua esquerdapara decidir o que fazer. O PCP só falará depois da reunião do Comité Central e o Bloco de Esquerda depois da sua Comissão Política. A Rita Tavares explica o que separa os três partidos.

No Porto, a derrota precipitou a contestação interna a Manuel Pizarro. O Miguel Santos Carrapatoso conta que socráticos e seguristas se estão a unir contra o costista Pizarro. Não parece haver dúvida que vai surgir um nome para disputar a liderança da federação distrital.

No PSD, todos se preparam para a disputa pela liderança e para a reunião do Conselho Nacional hoje à noite:
  • Rui Rio: convocou os críticos de Passos para um encontro numa quinta de Azeitão e disse uma frase de efeito aoDN: "Notícia era se eu não falasse com ninguém nesta altura"; 
  • Paulo Rangel: o Observador avançou ontem à noite que o eurodeputado cancelou a sua agenda em Estrasburgo para poder ficar em Portugal por estes dias;
  • Luís Montenegro: entre os passistas, escreve o Público, o ex-líder parlamentar espera por uma decisão do próprio Passos Coelho para decidir se avança.
  • Passos Coelho: sem abrir o jogo, o líder do PSD disse apenas que a sua reflexão sobre as eleições ia "bem, muito obrigado".
Mais um dado para avaliar a noite eleitoral do PSD: o partido teve quase mais 10 mil votos para a Assembleia Municipal do que para a câmara; e a mesma tendência aconteceu nas assembleias de freguesia. Ou seja: houve um factor Teresa Leal Coelho que levou à rejeição.

O Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, reeleito nas eleições de domingo, utilizou meios do município durante a campanha para se promover, numa carta sobre os fogos. A decisão do Tribunal Constitucional e da Comissão Nacional de Eleições é noticiada hoje pela TSF.

O valor total da dívida pública voltou a aumentar em agosto e superou, pela primeira vez, a fasquia dos 250 mil milhões de euros. A informação foi avançada esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

O Novo Banco divulga hoje os resultados da operação de compra de dívida. A venda do banco só não fracassa se tiver havido uma aceitação por parte de um número suficiente de investidores. O Negócios escreve que há sinais positivos.

Catalunha vive hoje um misto de greve geral (convocada pelos sindicatos menos representativos) e de paragens no trabalho por acordo entre trabalhadores e patrões (promovidas pelas grandes centrais sindicais), na sequência da actuação da polícia nacional na votação de domingo. Não se trata, esclareceram os principais sindicatos, de um apoio à declaração unilateral de independência. Esta manhã, já há barricadas e dezenas de estradas cortadas na região.

A crise política também chegou à selecção espanhola.Piqué, jogador do Barcelona (e defensor da independência), foi apupado durante um treino da selecção e admitiu deixar a equipa caso alguém decida que ele "é um problema"


Os nossos Especiais

Vivemos há 30 anos sem os Smiths. E isso é triste, escreve o João Bonifácio, num texto sobre "a orfandade em que passámos a ter de ser homenzinhos e perceber as nossas próprias emoções, porque deixámos de ter quem as entendia e musicava".


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Passos Coelho, Ulisses e os porcos":"Passos Coelho representa na política portuguesa aqueles que não se querem adaptar ao domínio do governo pelos ex-ministros de José Sócrates. Vai um PSD pós-Passos desistir dessa causa?".

João Marques de Almeida escreve "Passos vs Rui Rio":"Rui Rio não me convence. Não desejo ver à frente do PSD alguém que aspira ser número dois de Costa. Um PSD liderado por ele vai competir com o PCP e com o BE para ver quem é o aliado do PS no governo".

Paulo Trigo Pereira escreve sobre as eleições de domingo: "Existe um efeito nacional no voto local, que se traduz num prémio (positivo ou negativo) em relação à maioria dos candidatos. É esta grelha de análise que permite ler e aprender com os seus resultados".

Laurinda Alves escreve sobre Assunção Cristas:"Enquanto o PSD não se reorganizar, os cidadãos que não se revêm neste governo podem contar com Assunção Cristas, que não só revelou fibra política, como tem armas para o combate e gosto neste combate".

Maria de Fátima Bonifácio escreve sobre as autárquicas:"Fernando Medina foi apanhado em flagrante delito; revelou que era feito da mesmíssima massa do comum dos mortais quando confrontados com cifrões sedutores. Os lisboetas não se importaram nada com isso".

Paulo de Almeida Sande escreve sobre o ataque em Las Vegas: "Muita coisa pode ser feita para diminuir o número ou o impacto dos actos de violência, mas pôr mais armas nas mãos das pessoas não é decerto o melhor remédio. Com elas na mão, mil Heróstratos vingarão".


Notícias surpreendentes

Tom Petty morreu mesmo, na sequência de um ataque cardíaco. Ontem à noite, a notícia foi avançada uma primeira vez, só que depois surgiu a dúvida. Inicialmente, o cantor estava inconsciente mas mais tarde os familiares decidiram permitir que se desligassem as máquinas.

Tom Petty era "o bom americano". Num texto onde recorda o músico, o Tiago Pereira escreve que ele "era um tipo normal, com canções fora da norma sobre tudo o que nos é mais próximo".

O scrunchie está de volta. Foi uma tendência nos anos 90 e agora que regressou pode ser usado em vários penteados, poupando o cabelo aos elásticos. Veja algumas sugestões.

Se não está pronta para o scrunchie, está pronta para asCrocs de saltos altos? Balenciaga acha que devia estar.

Uma organização londrina comprou 100 máquinas fotográficas e entregou-as a ex e atuais sem-abrigo. As fotos que eles tiraram mostram como é o seu mundo.

Hoje, pelas 15h30, Maria Filomena Mónica vai estar no Observador para dar uma entrevista a José Manuel Fernandes, com perguntas de vários jornalistas e também dos leitores. Vai falar sobre a reedição do seu livro de memórias e sobre a evolução do país. Veja tudo em direto no nosso Facebook ou nosite.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
Leia as últimas
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário