terça-feira, 3 de outubro de 2017

Programa EMPREENDE JÁ Até 30 de novembro de 2017

O Programa “Empreende Já”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, IP), tem os seguintes objetivos:
- apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social;
- bem como a criação de postos de trabalho, por e para jovens.
2.ª Edição de Candidaturas
Esta 2.ª Edição é implementada através de duas ações distintas:
  • ação 1 que se traduz no apoio ao desenvolvimento de projetos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens (250h de formação e 30h de tutoria);
  • ação 2 que apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho, criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da ação 1.
Os jovens empreendedores terão, durante 6 meses:
- Uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1,65 do IAS (Indexante de Apoio Social);
- 250 h de formação e 30 h de tutoria;
- Seguro de acidentes pessoais.

Os que passarem para a ação 2:
- Recebem 10.000,00 euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada;
- Comprometem-se a manter a entidade em atividade durante 2 anos.

O Empreende JÁ é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado, no valor de 4.600.000,00 euros, pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 – Iniciativa Emprego Jovem.
Prazo de candidatura
  • até ao dia 30 de novembro de 2017.
O PROGRAMA EMPREENDE JÁ | Legislação enquadradora
O Regulamento n.º 467-A/2017, de 25 de agosto, consubstancia-se no AVISO N.º POISE -20-2015-28 ‘Empreende Já — Rede de Perceção e Gestão de Negócios’, e define as regras e os procedimentos do Programa.
DESTINATÁRIOS: Jovens que, à data de candidatura, reúnam as condições previstas no artigo 3.º da Portaria n.º 308/2015 de 25 de setembro.
Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.


Nenhum comentário:

Postar um comentário