terça-feira, 3 de outubro de 2017

Governo avança com sistema de cotação para travar preço da madeira queimada


Resultado de imagem para Governo avança com sistema de cotação para travar preço da madeira queimada
A medida estava prevista para entrar em vigor no próximo ano, mas foi antecipada e “vai funcionar já este ano”, visando “responder à questão da transparência do mercado e estabilização de preços”, diz o secretário de Estado das Florestas.

O Governo vai avançar com o sistema simplificado de cotações de mercado de produtos florestais para travar o preço da madeira queimada e lançar uma linha de crédito a que pode recorrer quem cumprir o preço mínimo.

“É muito importante saber a evolução das cotações de mercado, particularmente da madeira queimada”, afirmou à agência Lusa o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, que hoje lançou o sistema simplificado de cotações de mercado de produtos florestais.

A medida estava prevista para entrar em vigor no próximo ano, mas foi antecipada e “vai funcionar já este ano”, visando “responder à questão da transparência do mercado e estabilização de preços”, anunciou o governante no final de uma reunião com a Plataforma de Acompanhamento das Relações nas Fileiras Florestais (PARF).

No que toca à transparência do mercado, o Governo pretende avançar “brevemente com legislação para a obrigatoriedade de entrega da declaração de corte ou arranque de árvores e espécies florestais destinadas à comercialização e autoconsumo para transformação industrial”.

A lei estabelecerá a obrigatoriedade da comunicação prévia “das espécies florestais a cortar, das áreas, quantidades, localização e do destino do próprio material lenhoso”, o que, segundo o secretário de Estado, permitirá “um maior controle e uma maior transparência do ponto de vista do mercado”.

Na reunião, Miguel Freitas divulgou ainda a criação de uma linha de crédito de três milhões de euros para apoiar a indústria de armazenagem de produtos florestais e “garantir o preço à produção”, limitando a possibilidade recorrer ao crédito “aqueles operadores que garantam um preço mínimo”.

O preço mínimo vai ser discutido na sexta-feira, numa reunião com agentes da fileira do pinho, devendo sair do encontro um preço de referência a especificar na portaria que irá regular a linha crédito.

No encontro com a PARF, o secretário de Estado divulgou ainda que o Governo vai reforçar o papel das organizações de produtores no que toca à comercialização de madeiras.

“Hoje não existe nenhuma organização que faça comercialização de produtos florestais em Portugal”, disse à Lusa, adiantando que o ministério vai reduzir “os valores mínimos de produção comercializada necessária para a constituição e reconhecimento dessas organizações de produtores”.

O Governo está ainda “a trabalhar num conjunto de boas práticas no sentido de poder agir bem, preservando os recursos naturais, nomeadamente o solo e água”.

Nesse sentido foi já criada uma estação piloto de áreas ardidas, em Castanheira de Pera, cuja ação [ao nível da formação] vai ser alargada “aos restantes concelhos que tiveram grandes incêndios”, com formação sobretudo ao nível dos salvados, com incidência na “extração de madeira queimada e a proteção da floresta contra a erosão do solo”.

Medidas anunciadas numa altura em que, segundo Miguel Freitas, “todos os incêndios a nível nacional estão cobertos pela estabilização de emergência”, com uma verba superior a 25 milhões de euros.

Na primeira fase de candidaturas foram disponibilizados 13,2 milhões de euros para a zona do Pinhal Interior, a que o Governo acrescentou agora 12,5 milhões de euros para as restantes áreas ardidas do país.

Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário