EDUCAÇÃO E CINEMA | 1.º Ciclo de Conferências | Ação de Curta Duração
Escola EB 2.º e 3.º ciclos dr. João de Barros | Figueira da Foz
15 de novembro de 2017 | 17H00 - 20H00
A participação é gratuita mas carece de inscrição, a realizar, até 12 de novembro, em: http://bit.ly/2wzlmnz
A aprendizagem em rede e as potencialidades do software social trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber uma “nova” didática para a docência que deve basear-se não apenas nos conhecimentos científico, tecnológico e curricular, mas também num conhecimento pedagógico da tecnologia audiovisual que permita planear, conceber e utilizar o cinema e as tecnologias digitais no processo educativo e formativo de forma eficaz.
Assim, com o intuito, de estudar fundamentadamente estas questões, mas também de procurar ajudar educadores e formadores a utilizar pedagogicamente o cinema, neste ciclo são apresentados alguns exemplos de ferramentas, estratégias e um modelo pedagógico para desconstrução de filmes, adaptável a qualquer contexto e ambiente educativo.
  1. António Moreira
  2. (https://www2.uab.pt/departamentos/DEED/detaildocente.php?doc=110) será o orador desta iniciativa. De modo a facilitar a aproximação da teoria à prática, contaremos com uma Mesa Redonda constituída por Professores que têm a experiência de trabalhar o cinema em contexto pedagógico através da implementação do Plano Nacional de Cinema; são eles: Sérgio Nogueira - AEZona Urbana | Figueira da Foz, Cristina Janicas- AE Montemor-o-Velho, Célia Lopes - AE Gândara Mar | Tocha.
Esta Ação de Curta Duração é certificada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Beira-Mar.