sexta-feira, 3 de novembro de 2017

360º - Governo fecha Urban depois do vídeo das agressões. Os relatos de violência feitos por quem lá foi. Mais: os detalhes dos crimes de Pedro Dias

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
O Governo mandou fechar o Urban Beach depois das agressões. A decisão partiu do Ministério da Administração Interna. A PSP foi esta madrugada à discoteca e, além de encerrar as portas, prendeu um dos seguranças alegadamente envolvidos na agressão a dois jovens.

Podia ter sido só mais um caso de violência a envolver seguranças do Urban Beach, mas desta vez havia um vídeo. Nas imagens, vêem-se vários homens a agredirem, com enorme violência, dois jovens. A dada altura, um segurança salta com os dois pés para cima da cabeça de uma das vítimas.

O Ministério Público já está também a investigar o caso, mas há muitas perguntas a que as autoridades têm que responder. Por exemplo: porque é que os agentes da PSP que foram chamados à discoteca só registaram a ocorrência ao fim de um dia e meio, depois de vídeo das agressões ser público? O DNescreve que os polícias serão alvo de um inquérito interno.

Há muitas histórias de violência no Urban. O Observador recolheu os relatos contados por quem lá foi. Um britânico escreveu um texto a contar um desses episódios que foi publicado num site internacional com o título "Cães raivosos em Lisboa". O TripAdvisor e o Google Review também estão repletos de detalhes e de avisos.

Há sete casos que foram publicados, com testemunhas a contarem pormenores que envolvem sempre violência.

Neste último episódio, também há vítimas a darem a cara. Um dos jovens agredidos garantiu à SIC Notícias que, além de ter recebido socos, cabeçadas e pontapés na cara e no corpo, foi também esfaqueado.


Mais informação importante
No primeiro dia de discussão do Orçamento no Parlamento, António Costa deixou a porta semi-aberta às exigências da esquerda. Admite mudanças nos recibos verdes, no dinheiro que será atribuído à Proteção Civil e à luta contra incêndios e noutros pontos. Está ainda em discussão, com o BE, um novo apoio aos pensionistas que se reformaram antecipadamente entre 2011 e 2015. Pode ler aqui um resumo de tudo o que se passou (e aqui a versão ao minuto). Hoje, o debate regressa e nós vamos segui-lo em direto.

Fernando Medina assinou ontem o acordo com o BE - e selou-o com um abraço a Ricardo Robles. O presidente da Câmara garante que esta solução "não é uma geringonça, mas um acordo formal". E até deixou uma mão esticada ao PCP, mas os comunistas não parecem estar interessados: “Ninguém compreenderia que desrespeitássemos os compromissos a troco de um vereador a tempo inteiro”, disse João Ferreira ao Observador.

Os dois tripulantes sírios que fugiram de um navio atracado no porto de Setúbal foram encontrados ao fim de algumas horas pelo SEF na Gare do Oriente. Tinham uma mochila às costas e um documento para assuntos administrativos.

A revista Forbes divulgou a lista das grandes empresas mundiais onde é melhor trabalhar. O ranking resulta de inquéritos aos colaboradores e há duas portuguesas entre os 500 melhores empregadores, a Jerónimo Martins e a Galp Energia.

Na Catalunha, a Justiça está a ser implacável. Para Carles Puigdemont e restantes ex-membros do Governo catalão na Bélgica, um mandado de extradição; para os responsáveis que responderam perante os juízes, a prisão preventiva (excepto um, Santi Vila, que se demitiu antes da declaração de independência); para os membros da mesa do parlamento regional, que só serão ouvidos mais tarde, vigilância policial.

Os republicanos apresentaram na noite de quinta-feira um plano crucial de reforma do código fiscal nos EUA.Será este pacote a primeira vitória de Donald Trump? E quem fica a ganhar (e a perder) com a mudança? O Edgar Caetano explica.

Trump ficou ontem sem a sua conta de Twitter. Mas foi só durante 11 minutos. O incidente foi causado por um empregado no seu último dia de trabalho.

Também esta manhã o WhatsApp foi abaixo, mas em todo o mundo. Entretanto, o serviço de mensagens está a voltar a funcionar em alguns países, incluindo Portugal.

Sayfullo Saipov, o terrorista que matou oito pessoas em Nova Iorque, é um “soldado do califado”. A proclamação foi feita pelo Estado Islâmico através de um dos seus jornais.

A CIA revelou novos ficheiros recolhidos da casa de Bin Laden, em 2011. No seu interior, foram encontradas as primeiras imagens do filho Hamza em idade adulta, desenhos animados, decapitações e, entre muitas outras coisas, tutoriais de croché.

Ontem à noite, os adeptos do Marselha invadiram o campo antes do jogo para a Liga Europa com o Guimarães e agrediram os jogadores da sua equipa. O episódio, estranho, aconteceu por causa de um desentendimento entre os adeptos e o jogador Patrice Evra. Para quem estiver interessado: o Guimarães ganhou por 1-0. Noutro jogo da Liga Europa, o Braga empatou 1-1 com o Ludogoretz.

José Mourinho é ouvido hoje num tribunal de instrução de Madrid, por suspeitas de ter burlado o fisco espanholem 3,3 milhões de euros em 2011 e 1012. Os advogados do treinador afirmam que todo o processo pretende atingir Jorge Mendes.


Os nossos Especiais

Pedro Dias fugiu durante um mês depois de matar três pessoas. Deixou um GNR com uma bala na cabeça e sequestrou uma mulher que teve um AVC um mês depois. A Sónia Simões leu o processo e conta os detalhes dos crimes que pararam o país. Pedro Dias começa a ser julgado hoje na Guarda.

O dia em que Israel começou a nascer é o tema do Conversas à Quinta desta semana. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto regressam a 2 de Novembro de 1917, quando os judeus viram reconhecido o seu direito a um "lar nacional" na Palestina. 


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre "o sexo politicamente incorrecto": "O alegado comportamento de Harvey Weinstein e Kevin Spacey só é possível numa cultura onde o assédio sexual pôde passar por um 'pecadilho' menor. É chamada "libertação sexual" contribuiu para isso".

José Manuel Fernandes escreve "Há um certo aroma salazarista na economia da geringonça": "Este é o Orçamento da função pública e das corporações, não um OE para servir a economia e os portugueses. Um OE para anestesiar o país e viver sem contestação. 'Viver naturalmente' como diria Salazar".


Notícias surpreendentes

O Organii Eco Market vai regressar à Lx Factory hoje e fica até domingo. São 75 marcas, palestras, workshops e showcookings num mercado que quer fazer de Portugal um país mais sustentável.

Zazah é o novo restaurante do Príncipe Real, em Lisboa.Os donos e o chef são brasileiros, mas quem manda são os petiscos portugueses, dos croquetes à sapateira. Os detalhes estão aqui.

Os bilhetes para a Web Summit vão esgotar até domingo, anunciou o seu fundador, Paddy Cosgrave. O evento começa já na segunda-feira.

São 21 imagens perfeitas de um jovem fotógrafo nos anos 50 em Hong Kong (que mais tarde receberia 280 prémios internacionais). As imagens nunca tinham sido reveladas e foram agora publicadas em livro. Vale a pena perder uns minutos com elas.

Hoje vai ser um dia cheio de notícias. Já sabe que estarão todas aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário