sexta-feira, 17 de novembro de 2017

360º- Marcha-atrás do Governo abre porta a acordo com professores; a morte de Totò Riina, o capo dei capi da Máfia; e há uma perestroika em Angola?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... já houve marcha-atrás do Governo, mas ainda não houve acordo com os professores. À Fenprof de Mário Nogueira, durante a madrugada, o ministério terá admitido libertar dinheiro já em 2019 e não só depois de 2020, como se tinha mantido irredutível antes, nas reuniões com os outros sindicatos. Hoje há mais negociações para conseguir um desfecho. Mas entretanto, há também mais um problema: a GNR exige igualmente o "descongelamento" de carreiras.

Ou seja, é preciso arranjar dinheiro e a esquerda está a pressionar porque esta sexta é o dia limite para apresentar alterações ao Orçamento. Mário Centeno (que tem até dia 30 para decidir sé é candidato ao Eurogrupo), vai estar a partir das 10h00 no Parlamento (numa audição que seguiremos em directo) e explicar o que já mudou na proposta inicial. Sabe-se que o imposto da batata frita tem chumbo garantido, que a saúde não terá cativações, que o governo admite rever as portagens nas vias do interior e que deverá haver mais verbas para as autarquias.

Mais uma novidadetodas as esquadras da PSP e os postos da GNR vão ter gabinetes de atendimento às vítimas de violência doméstica no próximo ano, adianta o DN. Esta foi uma das propostas em que o BE chegou a acordo com o Governo.

Um homem continua barricado desde ontem à tarde num supermercado em Vila Nova de PoiaresNão há reféns, mas uma pessoa ficou ferida.

Morreu Totò Riina, o capo dei capi da máfia siciliana. Cumpria 26 anos de prisões perpétuas, mas mesmo a partir da cadeia continuava a dar ordens à organização criminosa. Pessoalmente matou 40 pessoas, no total dos pelo menos 150 assassínios que ordenou.

Nos Grammy Latinos, a noite foi 'Despacito'. 

Noite que ficou também marcada pela apresentação do primeiro camião eléctrico da TeslaEis as novidades, e o primeiro vídeo.

Outra informação importante 

Estamos mesmo a assistir a uma revolução em Angola? O investigador Jon Schubert, especialista em temas angolanos, diz que a reação dos angolanos à exoneração de Isabel dos Santos da Sonangol é "quase eufórica", mas refere que há interesses que "ainda não foram tocados". Por isso afirma, em entrevista ao João de Almeida Dias, que "ainda é muito cedo para falar de uma perestroika".

Os bispos portugueses estiveram reunidos em assembleia plenária. No final, D. Manuel Clemente defendeu a continuidade do 'padre pai' Giselo na vida sacerdotal se mantiver o celibato e desaconselhou a entrada de homossexuais nos seminários.


O Sporting ganhou por 2-0 ao Famalicão na primeira mão da quarta eliminatória da Taça de PortugalO jogo viveu da fama de Rui Costa, do proveito de Bruno e do show habitual de Patrício, diz o Bruno Roseiro na crónica. Patrício, que além de defender penáltis, se divide entre os filhos, os barcos e o ioga.

Mas o dia futebolístico vai seguramente ficar marcado pelo lançamento do livro do diretor de comunicação do FC Porto. Francisco J. Marques chamou-lhe "O Polvo Encarnado", para dispensar mais explicaçõesHá ainda uma entrevista de Ronaldo ao L'Equipe em o jogador que diz que quer tantos filhos como Botas de Ouro: sete!

Os nossos especiais

Duas entrevistas políticas para ler e anotar:
O tema principal do Conversas à Quinta foi a Arábia Saudita. O que esconde o enigma do príncipe reformista é o que procuram descodificar José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto. 

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre a política de distribuição de ganhos do Governo em “Chapa dada, chapa tirada”: "António Costa definiu esta semana a sua política como sendo de “chapa ganha, chapa distribuída”. O que não disse foi que muitas chapas distribuídas não são de facto chapas ganhas, mas chapas falsas".
Notícias surpreendentes
Hoje começa o LEFFEST 2017, que este ano se mudou do Estoril para Lisboa e Sintra. O Eurico de Barros pegou na programação do festival de cinema para sugerir dez filmes que não deve perder de vista.

"Salvator Mundi" tornou-se a mais cara obra de arte de sempre. Mas o que mostra o quadro perdido de Da Vinci que valeu 450 milhões? Há cinco pormenores que o tornam especial(também pode ver o vídeo).

Se calhar só os mais velhos (ou mais velhas) se lembram do creme Benâmor, que agora virou marca de culto. Pois bem, aos 92 anos a empresa portuguesa abriu uma nova loja, que tem muito mais que cremes bem a tempo do Natal.

E para quem já está a pensar nos presentes de Natal, duas outras sugestões bem diferentes: lingerie portuguesa e livros infantis.

Que tal acabar esta Newsletter a ver qual é mesmo o verdadeiro tamanho de Portugal (ou de outro qualquer país)? É que os mapas planos não nos dão as reais dimensões dos países, mas há um site que o faz. Pode ficar surpreendido.

Espero tê-lo cativado com esta perspectiva menos conhecida sobre a dimensão das coisas, deixando-o curioso para as muitas outras histórias que pode encontrar no Observador 

Boa sexta-feira e bom fim de semana
b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário