sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Casa Pia, "falhas graves" 15 anos depois do escândalo

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Ora viva! 
O dia acordou assim:

Mugabe ainda resiste à demissão. Os militares querem a sua saída imediata e a formação de um governo de unidade nacional até às eleições de 2018. O que diz o João Ruela Ribeiro é que a porta para que Robert Mugabe abandone a sala do trono que ocupou nos últimos 37 anos está escancarada: falta apenas que o nonagenário decida como a quer atravessar.
Maduro foi acusado de crimes contra a humanidade. A ex-procuradora da Venezuela apresentou um pedido de captura internacional junto do Tribunal Penal Internacional. Acusa o regime chavista de cerca de 8000 assassinatos entre 2015 e 2017, de tortura e de "limpeza social".
Trump não abdica de sair do Acordo de Paris. Mas a administração americana diz estar aberta "à ideia de voltar mais tarde" a negociar (o que é se costuma dizer sobre o longo prazo?). Entretanto, Trump ganhou uma batalha: a Câmara dos Representantes aprovou o seu pacote fiscal, faltando saber o que decide o Senado, onde o Partido Republicano tem uma maioria frágil.
Puigdemont ganhou um apoio para as eleiçõesJordi Sànchez será o número dois da sua lista - abandonando, assim, a liderança da Associação Nacional Catalã, o grupo que mobilizou o independentismo até este entrar nos programas dos partidos. Sànchez está detido há exactamente um mês, acusado de “sedição”.
A Máfia perdeu um líder histórico. Salvatore "Toto" Riina morreu no hospital, algures no meio das 26 sentenças de prisão perpétua a que foi condenado.
No futebol, o Sporting seguiu em frente. Parece que tudo se resume a isto: Bruno Fernandes assistiu e Rui Patrício defendeu.

O que marca o dia

Um volte-face nas negociações com professores. O Governo abriu a porta a um entendimento e estará, agora, disponível para que a reposição salarial decorrente da progressão na carreira comece a ser feito ainda esta legislatura. A ronda final de negociações está agendada para esta sexta-feira às 17h30 - a três horas e meia do limite de entrega de propostas para o OE 2018.
Mas já há mais quem protesteos sargentos também querem um descongelamento de carreiras igual ao dos professores.
No Orçamento já há outras novidadesMais apoios para deficientes, menos alunos por turma, menos cativações... Mas há um chumbo quase garantido ao imposto sobre o sal, anota o Observador. E uma guerra vinda da EDP, com contornos jurídicos e potencial implicação orçamental - anota o Negócios.
Mas o Governo já abriu mais duas portas: o ministro que não é um “fantasma” quer aliviar impostos no interior e baixar portagens; e o ministro que ganhou poderes promete reabrir o dossiê das freguesias.
Já a direita, quer reabrir investigações. PSD e CDS propõem que comissão técnica analise os incêndios de Outubro.
Um mistério na primeira análise sobre o surto: uma torre de arrefecimento do S. Francisco Xavier tinha estirpe fatal de LegionellaMas há quatro doentes que não estiveram sequer no hospital.
De olhos postos nas relações em Angola: Isabel dos Santos despede-se dizendo que salvou a Sonangol, o Jornal de Angola parece discordar. Se o dia de ontem foi assim, se o ECO conta já mais de 60 exonerações em 51 dias de João Lourenço, é "impossível que José Eduardo dos Santos aceite tudo de forma pacífica", diz Ricardo Soares de Oliveira, especialista em assuntos angolanos. No Observador, outro especialista acrescenta isto: “Ainda é muito cedo para falar de uma perestroikaà angolana”, porque há interesses que "ainda não foram tocados". Mas a perestroikanão se fez num diacerto?

A ler, a seguir 

1. Quinze anos depois do escândalo, a Casa Pia não vai bem. Passa década e meia sobre o escândalo de pedofilia e muito mudou na Casa Pia de Lisboa. A tutela e a direcção dizem que menos jovens acolhidos e lares encerrados não significam desinvestimento, mas não convencem os educadores. A Ana Dias Cordeiro conta-nos como as marcas continuam bem visíveis, ouviu a actual presidente falar de "uma opção de gestão" e recolheu um testemunho na primeira pessoa: "Depois do escândalo de pedofilia tinha de haver alguns ajustes, mas porquê mudar as coisas boas?".
2. "This Is Us": os homens que conhecemos são assim. O Rodrigo Nogueira entrou nos estúdios da Paramount, em Hollywood, visitou a rodagem de uma das série de maior sucesso da actualidade - e falou com Sterling K. Brown, um dos mais magnéticos actores a trabalhar em televisão. E, afinal, como é que são os homens que conhecemos? “Tentamos ter todas as cores da vida, e às vezes a vida pode ser muito sombria. Mas sempre um bocadinho romântica e optimista”. Entramos?
3. Um guia para o Lisbon & Sintra Film Festival. Na capa do ípsilon de hoje, o Jorge Mourinha antecipa-nos a competição 2017 do LEFFEST - este ano com o PÚBLICO como parceiro. O que nos diz o Jorge é que este festival de cinema traz "pérolas que merecem toda a atenção que lhes quisermos dar". CocoteClosenessA CiambraLa Libertad del Diablo e muitos mais. No fundo, é isto: filmes para descobrir sobre o mundo em que vivemos. Num deles, até os cowboys ficam tristes, conta o Vasco Câmara.
4. A bandeira portuguesa tem química? Tem e muita. Uma equipa de cientistas da Universidade Nova de Lisboa fez uma bandeira portuguesa com moléculas e nanopartículas, que vai ser capa de uma revista internacional. Esta sexta-feira, o Presidente da República vai ao campus da universidade na Costa da Caparica e os cientistas querem oferecer-lha. Olhem a quem.

Agenda do dia

Ou vai ou racha: hoje é o dia em que sabemos até onde o Governo recua, para conseguir a paz com os professores. E é hoje porque termina o prazo às 21h00 para os partidos apresentarem propostas de alteração para o OE2018. Também acaba hoje o tempo para entrarem candidaturas ao 2º programa de regularização de precários no Estado.
Hoje, a Associação das Vítimas dos incêndios de 15 de Outubro discute a possibilidade de avançar com uma acção coletiva contra o Estado. Enquanto o MAI analisa o que aconteceu na discoteca Urban Beach, numa reunião do Conselho de Segurança Privada
Lá por fora há mais um deadline: ficaremos a conhecer as listas dos partidos às eleições na Catalunha, precisamente no dia em que Puigdemont é ouvido pelas autoridades belgas (será entregue a Madrid?). Em Gotemburgo, na Suécia, os líderes europeus fazem a primeira cimeira social da UE dos últimos 20 anos, fixando nos tratados um pilar social que haverá de abrir caminho a muitas boas discussões e soluções.
Estarei a ser optimista? Claro que sim.
É sexta-feira! Bom fim-de-semana! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário