quinta-feira, 9 de novembro de 2017

360º - O que disse nos interrogatórios o motorista dos “recados” de Sócrates. E ainda: Trump na Web Summit e os contactos de Centeno para o Eurogrupo

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
João Perna era o motorista dos “recados” de José Sócrates. Nos interrogatórios da Operação Marquês, assumiu que o dinheiro passou pela sua conta bancária e que o utilizava para pagar as despesas. Mas garantiu: "Limitei-me só a obedecer". Como é que Perna se defendeu perante o Ministério Público e o juiz Carlos Alexandre? Que justificações deu? Que revelações fez? Está tudo aqui.

As declarações de João Perna são também a base do primeiro episódio de uma nova minisérie do Observador: "Sim, sr. procurador. Os interrogatórios da Operação Marquês". Pode ver o vídeo aqui.

É mais uma investigação que sai da Operação Marquês, e que foi revelada ontem à noite pela SIC: o Ministério Público suspeita que Henrique Granadeiro comprou um apartamento por 1,7 milhões de euros com alegadas "luvas" de Salgado. Mais: uma parte do pagamento terá sido feito com uma obra de arte e com 571 mil euros em dinheiro vivo, que terá mudado de mãos dentro de uma sala de um banco na Suíça.

Mais informação importante
Mário Centeno passou dois dias em contactos intensos em Bruxelas por causa da sua eventual-possível-futura candidatura à presidência do Eurogrupo. Houve alguns avanços, mas sem certezas. A decisão do ministro das Finanças tem que tomada em pouco mais de dez dias. O Nuno André Martins e a Rita Tavares explicam o que está em causa.

Maria Luís Albuquerque concorda com Rui Rio: “Ter défice zero ou excedente é uma coisa positiva”. E discorda de Santana Lopes: “A confiança não depende dos afetos". Em entrevista à Renascença e ao Público, a ex-ministra das Finanças  diz que os portugueses precisam "de ter uma alternativa".

Ricardo Salgado e a gestão do antigo BES terão responsabilidades graves no colapso da instituição, tendo gerado um prejuízo global de 5,9 mil milhões de euros. A conclusão é da comissão liquidatária do Banco Espírito Santo, cujo parecer é divulgado hoje pelo Negócios e pelo CM.

Há muita, muita coisa interessante a sair da Web Summit (pode ler tudo o que aconteceu ao minuto aquiou rever o dia de ontem aqui):

Depois do surto de Legionella, o Governo vai imporprazos para auditorias e aplicar sanções a quem não avalie qualidade do ar. O anúncio foi feito pelo ministro do Ambiente. Mas a polémica continua: Assunção Cristas criticou a “descoordenação muito grave” sobre a recolha dos corpos nos velórios.

Ontem à noite deflagrou um incêndio no 3.º piso do Hospital Santa Maria. O diretor do hospital conta ao Observador que sentiu o cheiro a queimado pelas oito da noite. Não houve vítimas.

"Santos, levei um tiro na cabeça, o Caetano está morto, ajuda-me." Na segunda sessão do julgamento de Pedro Dias, houve mais depoimentos importantes. Foram ouvidos nove militares da GNR que ajudaram a reconstituir o crime. Hoje há uma nova sessão.

O massacre no Texas foi gravado e o FBI já tem o vídeo de sete minutos. O atirador matou várias pessoas com a arma encostada às suas cabeças, como se fosse uma execução.

"Isto é uma revolução", avisa um ministro da Arábia Saudita. Num só dia, o príncipe herdeiro prendeu membros da realeza, interceptou um míssil e promoveu a demissão do primeiro-ministro do Líbano em Riade. A BBC chama-lhe um "terramoto".

É um enorme avanço: uma criança foi salva por pele recriada em laboratórioUm rapaz sírio sofria de uma doença genética que tornava a pele frágil, com bolhas e feridas - praticamente sem epiderme, estava perto da morte. A salvação veio de uma equipa de cientistas italianos e os detalhes conhecem-se agora, dois anos depois da cirurgia.

Kristaps Porzingis já convenceu a NBA, Nova Iorque e o fã Spike Lee (só falta mesmo Rihanna, mas essa é outra história). Há dois anos, quando foi escolhido pelos Knicks no draft, ouviu assobios - hoje é um herói que se farta de vender camisolas.

Mais novidades do futebol e da justiça:
Os nossos Especiais

239 anos antes da Web Summit e quase dois séculos antes da inteligência artificial, um autómato capaz de jogar xadrez deixou o mundo perplexo. O José Carlos Fernandes conta a história.
 
A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Estado Social: pior que a troika é possível": "Estamos a desperdiçar uma oportunidade de salvar o Estado Social. Tantos casos em que os serviços públicos falham são um alerta. Há pior que a troika".

Paulo Tunhas escreve sobre as liberdades: "Pesam-se os tempos, e os tempos são maus. Às vezes olha-se à volta e só se vêem personagens menores dedicados à impostura. O enredo é menor, a arte menor e o fim só pode ser, coerentemente, menor".

O Estado falhou no surto de Legionella? E como se compreende a entrada da PSP nos funerais para recolher os cadáveres para as autópsias? Em mais um BICA, a Filomena Martins, a Rita Ferreira e eu discutimos o caso que já fez dois mortos.

Notícias surpreendentes

Esta semana estreia “Um Crime no Expresso do Oriente” e o nosso crítico não tem dúvidas: Poirot está desfigurado e Agatha Christie foi adulterada. Eurico de Barros dá-lhe só uma estrela: uma "indignidade".

Há mais dois filmes para ver esta semana: “Rodin” é uma biografia do artista e "uma das mais poderosas, solenes e académicas estopadas que o cinema francês nos infligiu recentemente"; “Rosas de Ermera” é um "surpreendente" documentário sobre o cativeiro da família de José Afonso em Timor pelos japoneses.

“Muitos espanhóis já não bebem vinho catalão”. O português António Coelho é o sommelier do único restaurante com 3 estrelas Michelin em Barcelona e falou com o Diogo Lopes sobre a independência da Catalunha, vinho português e refeições a 500 euros.

O novo filme de Ridley Scott já estava pronto e estreava daqui a um mês e meio. Mas agora vai ser preciso voltar a gravar várias cenas. Motivo: é preciso apagar todos os vestígios de Kevin Spacey, que vai ser substituído pelo ator Christopher Plummer.

Acordou mortinho por ouvir “Luz”, o novo álbum de Cuca Roseta, que só sai amanhã? É para isso que nós cá estamos. Pode ouvir tudo já, aqui.

Enquanto ouve (e volta a ouvir) a música da Cuca Roseta, venha conferir as novidades do dia no Observador.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário