quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Eu, Psicóloga | Museu da Empatia chega a São Paulo com instalação interativa; saiba mais!



Você já parou para olhar o mundo com os olhos de outras pessoas? É essa a ideia do Museu da Empatia, que chega ao Parque do Ibirapuera, na área externa do Pavilhão da Bienal, com instalação inédita no Brasil. De 18 de novembro a 17 de dezembro, o público poderá conferir um recorte especial da mostra "Caminhando em seus sapatos...", sediada originalmente em Londres.

Com a ideia de trazer à tona o sentimento de empatia, e com inspiração baseada no provérbio americano “never judge a man until you have walked a mile in his moccasins”, o Museu criou uma “loja de calçados” para que os visitantes possam vestir literalmente os sapatos de outras pessoas, caminhar com eles e ouvir suas histórias, em um fone de ouvido.

Os relatos abordam variados aspectos da vida, desde situações dolorosas a mensagens de amor e de esperança. Como é ser um refugiado? Como é ter passado anos na prisão? Como é ter redescoberto o amor aos 80 anos? É por meio do contato com essas questões – e outras tantas – que somos convidados a nos conectar com o outro e a enxergá-lo (ouça aqui a reprodução de algumas das histórias).

O contato com essas realidades nos ajuda não só a transformar nossos relacionamentos pessoais, como nos coloca à disposição para desejar um mundo mais justo. Sabemos que é a falta desse sentimento que gera os maiores conflitos, desentendimentos, as maiores intolerâncias, violências, manipulações e outras atitudes que nos distanciam. É a presença dele que faz com que a nossa capacidade de compreensão (e de sermos compreendidos) aumente.

Com a empatia aflorada, abraçamos causas em busca de soluções para o mais variados problemas do mundo, como o abuso dos direitos humanos, a fome e a destruição da natureza. Também olhamos para o nosso próprio universo para transformar a convivência em nossas casas e trabalhos em experiências melhores e de trocas mais ricas. É desse modo que temos a chance real de nos colocar no lugar do outro com mais frequências e de buscar diálogos que levem ao entendimento, não ao conflito.

SERVIÇO

Museu da Empatia – Caminhando em seus sapatos... 
ONDE Parque do Ibirapuera 
QUANDO 8 de novembro a 17 de dezembro de 2017 
HORÁRIO terça a sexta, 10h às 19h / sábados e domingos, 11h às 20h 
ENTRADA Grátis / 25 pessoas por vez (senhas distribuídas no local)

Nenhum comentário:

Postar um comentário