terça-feira, 28 de novembro de 2017

Crianças Albergarienses contribuem para a reflorestação do País


Cerca de 50 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho vão plantar árvores autóctones nos terrenos dos baldios de Valmaior, em Vila Nova de Fusos, na manhã de 30 de novembro, a partir das 10h00. A iniciativa, dinamizada pela Câmara Municipal, insere-se na 8.ª edição da Semana da Reflorestação Nacional, um projeto do Movimento Plantar Portugal, que visa sensibilizar a comunidade para a defesa e promoção das espécies naturais do País. 

  “A Câmara Municipal está sensível às questões da floresta e à necessidade da sua preservação, quer a nível local, quer a nível nacional”, explica Catarina Mendes, Vereadora da Educação. Nos últimos anos, a autarquia tem participado em várias campanhas de plantação de árvores no Concelho, sendo possível destacar a plantação de 200 sobreiros nos terrenos dos baldios de Valmaior, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore, ou a participação no projeto Carbono Zero do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, no qual os estudantes plantam diversas espécies na Zona Industrial. Desta forma, aderir ao desafio do Movimento Plantar Portugal é mais um contributo para a valorização da floresta que, no Concelho, ocupa perto de 70 por cento do território. A ação de quinta-feira conta com o apoio da Associação Florestal do Baixo Vouga.

A Semana de Reflorestação Nacional decorre entre 15 e 30 de novembro. Nesse período, escolas, municípios, associações e os cidadãos em geral são convidados a dedicarem um dia à reflorestação do País e à defesa das espécies autóctones. O Movimento Plantar Portugal considera ser de maior importância aproveitar esta iniciativa para restituir parte do que foi perdido nos incêndios florestais, mas acrescenta que é urgente estabelecer “uma estratégia nacional que aposte de forma decisiva e inequívoca no reordenamento florestal e na revitalização económica e social do interior de Portugal”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário