terça-feira, 28 de novembro de 2017

Rede Cultural apresenta concertos em dezembro




A Câmara Municipal da Marinha Grande apresenta dois concertos, nos dias 2 e 15 de dezembro , no âmbito da iniciativa intermunicipal “Região de Leiria - Rede Cultural”, cuja entrada é gratuita.

Trata-se de uma parceria dos municípios que compõem a CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, designadamente os Municípios de Marinha Grande, Ansião, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós, cofinanciada pelo programa “Centro 2020”.

Este projeto pretende “tornar a região de Leiria numa região atrativa, com dinâmica económica, tornando-a um destino turístico apetecível e de excelência, criando uma rede de intercâmbio cultural entre os grupos da região que se dão a conhecer por todo o território, numa ótica de partilha de saberes”.

Visa ainda “a preservação e divulgação dos valores culturais da Região de Leiria, com a oferta de uma programação em rede de variados espetáculos, durante um  período de 3 anos, com o objetivo de promover, divulgar, valorizar e desenvolver em termos económicos uma região de grande riqueza cultural e artística”.

A programação em rede dos 10 municípios tem por base 3 temas / ações comuns a toda a parceria: o centenário mariano de Fátima celebrado em 2017, o Ano Europeu do Património Cultural assinalado em 2018 e Natureza e Recursos a marcar a programação a realizar-se em 2019.

A programação da “Região de Leiria - Rede Cultural” no concelho da Marinha Grande para o mês de dezembro é a seguinte:

2 de dezembro
21h30 . Casa da Cultura Teatro Stephens 
LST - Lisboa String Trio

Sinopse | 
Formado por José Peixoto (guitarra clássica), Bernardo Couto (guitarra portuguesa) e Carlos Barretto (contrabaixo) os LST – Lisboa String Trio editaram em fevereiro de 2016 o seu segundo disco intitulado “Lisboa”. Este registo é o sucessor de “Matéria” vencedor do Prémio Carlos Paredes´15 atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
O nomeado para a categoria de Melhor Disco do Prémio Autores 2017, pela SPA “Lisboa” foi apresentado pela primeira vez a 19 de fevereiro de 2016 e conta com composições de José Peixoto e uma do contrabaixista Paulo Paz, bem como de temas extraídos do universo da Guitarra de Lisboa dos autores Jaime Santos, José Nunes, Domingos Camarinha, Casimiro Ramos e Francisco Carvalhinho, numa clara homenagem à guitarra portuguesa e seus clássicos instrumentais interpretados com a entidade sonora dos LST.
Este disco tem sido apresentado um pouco por todo o país e festivais; Festival de Música de Tomar, Festival Outros Sons do Fluviário com a convidada especial Cristina Branco, Festival Bons Sons, Há Música na Regaleira, Festival F e tantas outras salas de espetáculos nacionais.

Ficha artística | 
Carlos Barreto, contrabaixo
Bernardo Couto, guitarra portuguesa
José Peixoto, guitarra clássica


15 de dezembro
21h30 . Auditório do Edifício da Resinagem
Liz Consort

Sinopse | 
O Liz Consort é um grupo de câmara português, fundado em setembro de 2013, constituído pela organista Rute Martins, pela flautista Carla Antunes e pelo trombonista Mário Teixeira. 
Os seus concertos levam o público à descoberta de vários estilos de música e a uma viagem por diferentes épocas. A riqueza tímbrica desta formação torna os concertos únicos, pois não se tratando de uma formação comum, tem a capacidade de surpreender o público.
O repertório que irá apresentar neste concerto é uma viagem pela música do período barroco até ao romântico, dos compositores Georg Philipp Telemann, Georg Friedrich Händel, Wilhelm Popp, entre outros.

Ficha artística |
Rute Martins, órgão
Carla Antunes, flauta
Mário Teixeira, trombone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário