terça-feira, 28 de novembro de 2017

Fotorreportagem da colheita de sangue na ESSUA Dia 28 de Novembro de 2017

Elementos da Comissão da Faina
Cartaz da ADASCA afixado no painel informativo, portanto o trabalho de casa foi feito.
Pequenos gestos solidários que salvam vidas.
Decorreu hoje (dia 28 de Novembro) a segunda sessão de colheitas de sangue do ano no edifício da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro – ESSUA, na localidade do Campus Crasto, cujos resultados damos a conhecer aqui no Litoral Centro.

Total de inscrições: 36, destas foram aprovados 24 com 12 suspensões temporárias, e um registo para potencial dador de medula óssea. Do universo de 36, 20 fizeram questão de aderir à dádiva pela primeira vez, o que muito agrada à organização, que esteve a cargo da ESSUA, ADASCA, Comissão da Faina, com o apoio do CST de Coimbra.

A quantidade de suspensões preocupa seriamente a ADASCA, o mesmo é dizer que a saúde dos candidatos não estava dentro dos parâmetros exigidos pelas normas legais para doarem sangue, todos jovens.

Certamente que, o médico que fez a avaliação clínica os aconselhou sobre os cuidados que devem ter, caso pretendam mesmo ser dadores de sangue.

Um agradecimento muito especial a todos quantos compareceram, com o firme propósito de serem solidários, pois uma dádiva de sangue traduz-se num gesto que pode salvar algumas vidas.

A mesma é extensível à Dra. Lurdes Ventura, direcção da referida Escola, à Comissão da Faina, claro à equipa do CST de Coimbra.

A nossa ansiedade não visa somar números no local de colheita, mas, sim, passar a mensagem sobre a máxima importância dos jovens aderirem, uma vez que os dadores com mais idade vão passando para o estatuto de ex-dadores, logo é urgente sangue novo.

Por fim, para o ano de 2018 a ADASCA tem agendadas cerca de 110 brigadas, passando a ser uma das maiores associações com mais sessões num só local (Posto Fixo www.adasca.pt ), tendo em conta que não se desloca a outras localidades.

Para o mês Dezembro vão decorrer as seguintes sessões:
- Dias 6, 13, 20 das 15 horas às 19:30 horas
Dia 12 das 9 horas às 12:30 horas na Altice Labs (ex-PT Inovação) aberta aos dadores do exterior
Dias 2, 9, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas.

Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário