terça-feira, 19 de dezembro de 2017

360º - A estratégia da IURD para pressionar jornalistas. E a resposta às cinco dúvidas sobre a Raríssimas e Vieira da Silva

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
O ministro Vieira da Silva foi ao Parlamento dizer, assegurar e jurar que não sabia de nenhum problema na Raríssimas e que nunca, jamais, em tempo algum favoreceu a associação. Mas, porém, todavia, contudo, admitiu que o facto de ter sido vice-presidente da assembleia geral durante dois anos o coloca numa posição de "especial sensibilidade" - ao mesmo tempo que garante ter, "obviamente", condições para se manter no cargo.

Da audição de ontem sobram cinco dúvidas (e as respostas estão aqui):

  1. O Governo pode assumir o controlo da Raríssimas?
  2. O ministro assinou um protocolo entre a Raríssimas e a fundação sueca? E sabia que a Raríssimas não era uma fundação?
  3. A Raríssimas tem apoio a 100%. É essa a regra? E quem deu esse apoio, este governo ou o anterior?
  4. O ministro tinha obrigação de enviar a denúncia de Paula Brito e Costa aos serviços do ministério?
  5. Vieira da Silva recebeu denúncias sobre irregularidades na Raríssimas?
Ainda sobre esta polémica: o especialista em linguagem corporal Rui Mergulhão Mendes analisou a forma como o ex-secretário de Estado Manuel Delgado e Paula Brito e Costa se comportaram durante as suas entrevistas na televisão para perceber o que estava por detrás das suas respostas. A boca seca, o tom de voz ou o desconforto na cadeira podem ser reveladores, como mostra este vídeo.


Mais informação importante
É a estratégia da IURD para pressionar jornalistas incómodos. Já foi usada no Brasil e agora serve de ameaça contra a TVI por causa da reportagem "O Segredo dos Deuses". Quando há revelações polémicas, um número imenso de fiéis coloca processos em tribunais distantes uns dos outros (neste caso, em Portugal e no estrangeiro) para forçar os jornais e televisões a gastarem fortunas na sua defesa. O João Francisco Gomes falou com jornalistas brasileiros que foram alvo desta tática, que já foi considerada uma “grave ameaça à liberdade de informação e de expressão”.

No PSD, continua o muito fascinante, muito relevante e muito mobilizador Grande Debate Sobre Os Debates.Ontem à noite, Santana Lopes divulgou um comunicado a anunciar que  vai aceitar todos os convites que receber dos canais de televisão e que, se Rio não aceitar debater, deve "explicar o motivo". Acreditem: isto não fica por aqui.

O Parlamento Europeu quer tolerância zero (e zero é mesmo zero) na condução sob efeito de álcool: numa proposta que enviou à Comissão Europeia, o limite para os condutores com carta há menos de dois anos e para os condutores profissionais deve ser de 0,0%. A notícia é avançada pelo JN (ainda sem link disponível).

Portugal está no top 3 dos países com mais dadores de órgãos, mas está apenas em 6.º lugar nos transplantes, escreve o DN. Explicação: a idade avançada dos dadores afeta a qualidade dos órgãos. 

Nos Estados Unidos, um comboio descarrilou e provocou três mortos e cerca de 100 feridos. DonaldTrump apressou-se a tweetar que esta era mais uma prova de que o seu plano de renovação de infraestruturas é essencial - mas a verdade é que esta era a viagem inaugural de uma nova linha que tinha sido incluída num (sim, adivinharam) plano de renovação de infraestruturas . Tudo indica que o problema foi outro: o comboio ia em excesso de velocidade: seguia a 130 km/h numa zona onde o limite era 50.

Mais Trump: ontem, o Presidente revelou a sua Estratégia de Segurança Nacional. E há um regresso à Guerra Fria, com a China e a Rússia como grandes inimigos, “determinados em tornar as economias menos livres e menos justas, em reforçar os seus exércitos, em controlar informação e dados para reprimir as suas sociedades e expandir a sua influência”.

O FC Porto venceu o Marítimo por 3-1. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que os madeirenses planearam o assalto, roubaram a arma, mas deram um tiro no pé.

Os portistas juntam-se assim ao Sporting na liderança da Primeira Liga. Não vale a pena desdenhar: as contas mostram que, neste século, só houve três vezes em que quem estava à frente no Natal não ficou à frente no final.

O Benfica não jogou, mas ameaçou. O clube anunciou que vai avançar com ações contra quem divulgue, obtenha ou, simplesmente, aceda a informação confidencial dos emails que estiveram disponíveis na Internet. Se cumprir o que diz, vai passar longas, longas horas em tribunal. Talvez não sobre mesmo tempo para jogar futebol.
 
É possível ganhar até 5% por ano a emprestar a PME portuguesas. O David Almas escreve sobre a Raize, uma bolsa de empréstimos a empresas. Tem riscos, mas é improvável que receba menos do que no melhor depósito a prazo.
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre "a mais importante escolha do PSD": "Há vinte e sete anos que Portugal é praticamente dominado pelo mesmo clã de amigos que chegou ao poder com António Guterres. O PSD tem de escolher se quer ser ou não alternativa a esse sistema".

Laurinda Alves escreve sobre "os Sem-Natal":"Impressiona sempre estar cara a cara com quem vive diariamente numa cela e cumpre pena pela sua falta, especialmente quando se trata de penas pesadas ou condenações para a vida".

Paulo de Almeida Sande escreve "Manuel Jekyll ou Maria Hide?": "As redes sociais são um extraordinário instrumento mas, na ausência da relação física, do olhar nos olhos dos acusados, podem ser uma forma de cobardia, permitindo acusar e condenar alguém sem provas".


Notícias surpreendentes

Eminem voltou, com o novo "Revival". Mas, pergunta Vasco Mendonça, será que ele ainda é o deus do rap? A resposta está aqui

Os prémios Valmor para os anos que vão de 2013 a 2016 foram atribuídos à ETAR de Alcântara, ao Museu do Dinheiro, aos Terraços do Carmo e ao Capitólio. E nós temos as fotos que mostram porquê.

Outras fotos: dezenas de atletas mundiais despiram-se para uma agenda solidária de 2018 com mais de 300 imagens. São campeões mundiais de crossfit, basquetebolistas, cavaleiros e pugilistas.

Enrique Iglesias e Anna Kournikova já são pais de gémeos. O casal vive numa ilha privada em Miami, mantém-se afastado de festas e vida social e guardou a gravidez em segredo.

O Facebook inventou uma grande ajuda para as pessoas que não gostam de confrontos. A nova ferramenta Snooze permite silenciar publicações de "amigos" durante 30 dias sem ser preciso remover a pessoa permanentemente. Melhor ainda: o silenciado não sabe de nada porque não é enviada qualquer notificação.
 
Com esse pequeno problema resolvido no seu feed de Facebook, fica com mais espaço para as notícias do Observador, não é? Em alternativa, sabe que elas estão todas aqui
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário