terça-feira, 5 de dezembro de 2017

360º - Interrogatório da Operação Marquês: Zeinal Bava e a "traição". E ainda: o que fica da eleição de Centeno

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Não foi à primeira, mas foi à segunda. Mário Centeno foi mesmo eleito presidente do Eurogrupo e a escolha deixa muitas perguntas:

  • Centeno vai mudar? “A minha opinião é importante, mas agora sou mais um ouvinte”, disse o ministro à Bloomberg TV;
  •  A eleição vai ser uma arma de propaganda do governo?"Se não estivéssemos a ter bons resultados, o presidente do Eurogrupo não seria o ministro das Finanças de Portugal", afirmou António Costa;
  • A extrema-esquerda vai aceitar que o ministro seja o polícia das políticas europeias? “A pergunta que os portugueses fazem é se Mário Centeno, por ser português e pertencer ao PS, pode fazer a diferença nesta instituição que só tem representado ataques à democracia e mais austeridade. Entendemos que prevalece a natureza da instituição”, disse a bloquista Mariana Mortágua;
  • O PSD acha isto bom ou mau para a economia? “Não é possível presidir ao Eurogrupo e depois prevaricar dentro de casa”, afirmou o deputado social-democrata Duarte Pacheco.

O Politico olha para a eleição de Mário Centeno com mais distanciamento: este é o começo da "grande corrida pela liderança" na Europa. Até 2019, haverá novas escolhas de nomes no Parlamento, na Comissão e no Banco Central Europeu.

Depois de os portugueses terem sofrido com a forma correcta de escrever "Dijsselbloem", chegou agora a vez de serem os estrangeiros a hesitar: é "Mário" (com acento, como no Financial Times) ou "Mario" (sem acento, como no Le Monde)? E é "Centeno" ou "Centano"? (O Politico vai oscilando.)


Mais informação importante
É mais um interrogatório da Operação Marquês que provoca perplexidade. Quando foi ouvido pelos procuradores, Zeinal Bava disse ter sido “traído por interesses económicos e quiçá até políticos” e tentou explicar porque é que só devolveu 18 dos 25 milhões que Salgado lhe entregou para um "projeto" que nunca existiu: falta de "segurança jurídica". Leia os diálogos aqui.

Zeinal Bava é protagonista de mais um episódio de "Sim, Sr. Procurador", a mini-série do Observador. O ex-CEO da PT admitiu que recebeu 6,7 milhões de euros de Salgado sem passar um recibo ou assinar um contrato e queixou-se da "guerra" que a Ongoing lhe terá movido. Parece que foi "fatrídica", ou "fatricida", ou algo assim. Ora veja.

Os alunos portugueses do 4.º ano foram os que mais pioraram resultados na leitura em cinco anos na Europa. Os dados, preocupantes, foram revelados esta manhã e são do Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), uma avaliação internacional que incide sobre a compreensão da leitura.

Eduardo Catroga pode deixar o cargo de "chairman" da EDP, avança o Eco. O mandato termina no final do ano.

Quem arrendar parte da casa onde vive a preços acessíveis e com contratos de longa duração vai ficar isento do imposto de 28% sobre rendimentos prediais. A notícia é do JN.

Roza Vegele é a reclusa mais velha do país e começou ontem a ser julgada por burla qualificada, falsificação de documentos e branqueamento de capitais. Aos 90 anos, mostrou muitos lapsos de memória na primeira sessão, no Campus de Justiça.

Também no Campus de Justiça, Manuel Maria Carrilho falou ontem na penúltima sessão do julgamento em que é acusado de violência doméstica e difamação. E insistiu que ele é que foi vítima.

Os reembolsos de refeições a 12 corporações de bombeiros foram suspensos por indícios de irregularidades, avança a TSF.

Theresa May e Jean-Claude Juncker não conseguiram concluir a primeira fase de negociações do Brexit. Tudo por causa do problema da fronteira com a Irlanda. A primeira-ministra britânica volta a Bruxelas no final da semana.

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos ordenou que o "travel ban" de Donald Trump continue em vigorenquanto os tribunais inferiores estudam a sua legalidade. A medida afecta cidadãos da Síria, Líbia, Irão, Iémen, Chade, Somália, Coreia do Norte e Venezuela.

A Terra está a travar, com a sua velocidade de rotação a diminuir. Será que isso vai provocar mais sismos? Não há certezas, mas um estudo admite que sim.

Connor McGregor está a ter uns dias agitados: meteu-se (sem querer) com a máfia irlandesa e teve que ir a tribunal por causa de uma multa por excesso de velocidade. Acabou condenado a pagar 400 euros.


Os nossos Especiais
 
"Bárbaros e Iluminados: populismo e utopia no século XXI" é o novo livro de Jaime Nogueira Pinto, sobre os líderes e os regimes que ambicionam tudo. O Observador faz a pré-publicação e vale a pena ler, aqui.
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre a eleição de Mário Centeno: "O ministro socialista de um país pequeno pareceu apropriado para substituir o ministro socialista de outro país pequeno, e assim manter o statu quo nas instituições europeias. E depois?".
 
Maria de Fátima Bonifácio escreve "Centeno? Claro que sim!": "Centeno era – e é – um especialista em maquilhagem. É um economista ou financista para todas as estações. Socialismo? Vamos a isso! Neoliberalismo? Vamos a isso! Centeno não tem escrúpulos ideológicos".

Paulo de Almeida Sande escreve "Os três chapéus de Mário Centeno": "São inquestionáveis as qualidades de um povo tão abundante na gestação de competências acima da média, porque só pessoas acima da média podem aspirar a ser presidentes de organizações internacionais".

Laurinda Alves escreve "O cliente é parvo e nunca tem razão": "Existe um sem número de empresas que nos fazem pagar valores inconcebíveis por bens e serviços, usurpam-nos o dinheiro, põem-nos de castigo ou desprezam-nos mesmo quando foram elas que se portaram mal".


Notícias surpreendentes

A série "House of Cards" vai mesmo ter uma sexta (e última) temporada. Quem vai lá estar: Claire Underwood, que será a protagonista. Quem não vai lá estar: Frank Underwood, que alguns conhecerão pelo nome Kevin Spacey.

Tome lá nota, que isto vale a pena: os Muse estão confirmados para o Rock in Rio Lisboa e David Byrne vem ao EDP Cool Jazz.

Ronaldo já não se importa que os jornais e revistas mostrem a cara dos filhos. Na iHola! desta semana, Georgina aparece a mostrar Alana Martina, a filha bebé do casal.

As imagens de Ronaldo e da família têm sempre impacto: das dez fotografias relacionadas com desporto com mais gostos no Instagram, nove são do jogador. E sim, aquelas onde aparecem os filhos valeram-lhe a maioria dos likes.

Onze minutos. A mala que a noiva de Harry, Meghan Markle, usou no primeiro compromisso oficial esgotou em 11 minutos. Custa 563 euros e é da marca Strathberry

Se quer mais notícias, já sabe que só precisa de clicar aqui.
b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário