segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Biblioteca Municipal expõe carros de competição em versão miniatura

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha inaugura na quinta-feira, 7 de dezembro, a exposição de miniaturas INTEMPORAL: o Automóvel e a Competição, do colecionador João Bela. No dia da inauguração, com início às 18h00, os visitantes serão “recebidos” por um Ferrari, um Lótus e um Mustang, em tamanho original, na Praça D. Teresa.

  A mostra é constituída por 422 miniaturas e alguns objetos relacionados com a competição automóvel, sendo de destacar o capacete e boné de Ayrton Sena, originais da Fundação Senna. O colecionador João Bela quer partilhar com o público “um repensar de memórias” com o conjunto de miniaturas em exposição. “Algumas delas remontam ao século passado, nomeadamente aos gloriosos anos 50 e 60, épocas essas de corridas excitantes e carros fantásticos, que ainda hoje nos fazem sonhar e que constituem verdeiros objetos de culto”, refere.

João Vicente da Cruz Bela nasceu a 16 de junho de 1949, em Verdemilho, e possui o curso de Pilotagem da Marinha Mercante da Escola Náutica Infante D. Henrique. Desde muito novo acompanhou o pai nas tertúlias dos automóveis e nos mais diversos circuitos da época, interessando-se assim pela competição. Na sua passagem pelo colégio de Tondela conheceu o filho de João Lacerda – fundador do Museu do Caramulo – que muito contribuiu para o desenvolvimento do seu gosto pelos automóveis clássicos e pela competição nas suas mais variadas categorias. Hoje, divide o seu tempo entre a Madeira e Albergaria-a-Velha, onde passa férias e se diverte “mimando” e colecionando os modelos dos seus temas preferidos. Atualmente, a sua coleção é composta por cerca de 700 peças.

 A exposição de miniaturas INTEMPORAL: o Automóvel e a Competição está patente até 30 de dezembro, podendo ser visitada durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário