quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha recebe Concerto de Natal da Orquestra Filarmonia das Beiras

O Município de Albergaria-a-Velha organiza, no próximo domingo, o tradicional Concerto de Natal com a Orquestra Filarmonia das Beiras. O espetáculo, com início às 19h00 na Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha, conta com a participação especial do Coro Amigos da Música, de Espinho. A entrada é livre.

 Na primeira parte do concerto, a Orquestra Filarmonia das Beiras vai interpretar excertos da obra O Messias HWV 56, de Georg Friedrich Händel. A estreia da oratória decorreu em Dublin, no período da Páscoa de 1742. Embora tenha sido concebida para esta festividade religiosa, após a morte de Händel, tornou-se tradição executar a obra durante o Advento, o período preparatório para as festas do Natal.

O reportório do concerto inclui ainda cinco composições de Johan Sebastian Bach. Nascido no território atualmente conhecido como a Alemanha, em 1685, Bach foi um dos mais prolíficos compositores do Ocidente. O número exato das suas obras é desconhecido, mas o catálogo BWV assinala mais de mil composições, entre elas inúmeras peças com vários movimentos e para um extenso conjunto de executantes. As cinco obras que vão ser interpretadas no domingo fazem parte do catálogo BWV, a saber, Concerto Brandeburguês Nº3, BWV 1048; Motete O Jesu Christ, meins Lebens Licht, BWV 118; Cantata Vergnügte Ruh, beliebte Seelenlust, BWV 170 (excerto); Cantata Nun Komm der Heiden Heiland, BWV 61; e a Cantata Herz und Mund und Tat und Leben, BWV 147 (excertos).

 O Concerto de Natal vai contar com a participação dos solistas Isabel Alcobia (soprano), João Pedro Azevedo (contratenor), André Lacerda (tenor), Eduardo Portugal (baixo) e Paulo Bernardino (órgão). A orquestra é dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço e o coro, pelo maestro Fausto Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário