segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

360º- Afinal o leite faz mal ou não, segundo a ciência? O modelo islandês que reduziu o álcool e a droga entre jovens e ninguém copia. E os Grammys

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Bruno Mars foi o grande vencedor da noite dos Grammys: o cantor recebeu seis prémios, entre eles os das principais categorias, melhor música e melhor álbum, e bateu o favorito Kendrick Lamar. Mas os 'óscares da música' tiveram muito mais que gramofones dourados e canções no regresso a Nova Iorque para comemorar a 60ª edição: 
Por cá, a legionela voltou a causar alarme num hospital de Lisboa, agora privado. Quatro casos da doença do legionário foram identificados no CUF Descobertas e fizeram soar de novo os alarmes. Pode haver mais pessoas infectadas e o hospital pediu a quem sinta sintomas para se dirigir aos serviços.

Além de helicópteros e drones, vêm aí inibidores de sinal para controlar a velocidade dos condutores e impedir que usem o telemóvelMas ninguém esclarece nem como, nem quando, nem se isso impede chamadas de emergência e se aplica aos outros passageiros.

A diocese do Funchal decidiu, agora, meses depois de muitas reflexões e discussões, dispensar o padre que assumiu ser pai de uma criança

A investidura do governo regional da Catalunha está marcada para amanhã e as próximas 24 horas prometem ser muito movimentadasCarles Puigdemont pediu para regressar da Bélgica porque o Constitucional espanhol proibiu qualquer possibilidade de tomar posse à distância, mas se o fizer será imediatamente detido e o Governo voltará a aplicar o artigo 155. Três dos seus ex-conselheiros renunciaram a ser deputados, mas houve gaffes pelo meio.

Das notícias da manhã, dois destaques desportivos: o iavança que o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, está a ser investigado por tráfico de influências; e o DN fez as contas ao dinheiro das apostas desportivas que tem levado a vários casos suspeitos: em cada jornada do futebol português movimentam-se 340 milhões de euros.

Nota ainda para a investigação a reitor da Universidade Fernando Pessoa: segundo o Públicoterá desviado três milhões em benefício próprio.

E para a Operação Fizz, cujo julgamento vai recomeçar daqui a poucoo banqueiro Carlos Silva nega em comunicado conhecer o ex-procurador Orlando Figueira.

Outra informação importante 
O Urban Beach, aquela que se tornou a discoteca mais polémica do país, voltou a abrir. Obrigou a rever as condições de todos os outros espaços semelhantes no país (um trabalho que segundo o ministro está quase concluído), tem nova equipa de seguranças (do ex-espião Jorge Silva Carvalho) e mais câmeras de segurança. Mas a clientela é a mesma, pelo que viu o João de Almeida Dias, que foi perceber o que acontecia na noite de reabertura, entre conquistas, álcool a mais e gente avessa a quem cheire mal.

É a primeira consequência do caso do pedido de Mário Centeno de lugares VIP para a bancada presidencial do Benfica. A Polícia Judiciária e magistrados do Departamento de Investigação e Ação Penal fizeram buscas no ministério: Centeno é suspeito do crime de recebimento indevido de vantagem. Tudo porque ao mesmo tempo, o presidente do Benfica, clube que tem conflitos de mais de um milhão de euros com o fisco, terá conseguido acelerar a isenção de IMI para uma empresa dos seus filhos em Lisboa. Hoje o CM avança que o ministro das Finanças (e presidente do Eurogrupo) admite demitir-se se for constituído arguido.

Bomba 1, lançada por Marques Mendes na SICa possibilidade de Sócrates ter a "vertigem" de se candidatar a Presidente da República. E dos incómodos que isso podia causar ao PS, depois de (extemporaneamente, não?!) Pedro Nuno Santos ter dito em entrevista ao Expresso que os socialistas pensam ter um candidato próprio nas próximas eleições.

Bomba 2, dita por João Galamba em entrevista à TSF: a de que dificilmente haverá aumentos para a Função Pública em 2019. Claro que falar (extemporaneamente) de um tema que só se vai colocar daqui a um ano causou incómodos à esquerda, apesar de não se saber em que qualidade, nem mandatado por quem, Galamba o fez.

Bomba 3, a frase de Rui Rio ao Expresso sobre o projeto da Google ser em Lisboa: não só o Governo atacou dizendo que a escolha do local (Oeiras) é da exclusiva responsabilidade da empresa, como não faltaram críticas nas redes sociais ao que chamam um velho complexo, juntando-lhe a pergunta: porque não muda Rio a sede do PSD para o Porto? 

Em Paris, a chuva fez subir o Sena para níveis preocupantes: a estátua da ponte d'Alma, que costuma ter água a um metro dos pés, está coberta até ao pescoço. Há várias cidades e zonas a ser evacuadas e escolas, estações de comboio e metro fechadas.

Milos Zeman foi reeleito (à segunda volta) presidente da República ChecaÉ um crítico das políticas europeias.



Os nossos especiais

Ora vamos lá tirar dúvidas sobre um dos temas mais comentados dos últimos tempos: beber leite em adulto faz mal ou não? A Vera Novais falou com especialistas e, com base na ciência, desfez uma série de mitos. Spoiler: a conclusão é de que os benefícios são maiores que os prejuízos. Mas mesmo já sabendo o final, não deixe de ler todo o artigo: não é por acaso que ele foi o mais lido do fim de semana.

Outro tema para refletir. A Islândia conseguiu travar drasticamente o consumo de drogas e álcool entre os adolescentes: então porque é que ninguém está a prestar atenção? Um artigo da Mosaic Science explica o modelo que parece simples, já ganhou prémios, tem resultados comprovados, mas que ninguém copia

Para ler com tempo fica também a história de como a PJ conseguiu capturar os maiores criminosos que a Argentina procurava há 14 anos. A Sónia Simões conta quem eram, como escaparam depois de sequestrar um estudante que nunca mais apareceu e como se tornaram assaltantes de bancos em Portugal, usando nomes falsos até a Judiciária os deter.

A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre os equívocos da direita: "Ou a direita junta forças em nome de um projecto que erija uma alternativa política a PS-PCP-BE, ou alimenta equívocos sobre a disponibilidade do PS em lhe dar a mão. Demasiados preferem a segunda".
  • Helena Matos escreve sobre as indignações colectivas: "Estamos conversados: as mulheres continuarão a ser agredidas em assaltos que só interessam aos histéricos securitários. Já na violência entre casais, a justiça passou para a praça pública".
  • João Marques de Almeida escreve sobre o caso Lula e algumas reações nacionais: "Lula deslumbrou-se com a riqueza dos seus novos amigos empresários e quis ser como eles. Boaventura e Louçã nunca o poderão reconhecer, pois tal significaria o colapso das ideologias em que acreditam".
  • João Carlos Espada escreve sobre a aliança euro-americana: "Vamos ser claros: ideia de substituir a aliança euro-americana por uma aliança euro-chinesa não é apenas uma completa loucura — seria uma submissão".
  • Alberto Gonçalves escreve sobre os escândalos sexuais de Hollywood: "No instante em que escrevo, arriscando a ultrapassagem pelos acontecimentos, cada homem é suspeito, e provavelmente culpado, de praticar acções ou pensamentos pecaminosos face à sua semelhante".
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve sobre o PS e o PSD: "Os dois maiores partidos portugueses têm em comum o amoralismo: no que se refere às grandes questões éticas, não há diferença entre PS e PSD".
Notícias surpreendentes
E se lhe disser que no meio do (meu) montado alentejano estão ingredientes que podem dar os melhores coktails? Pois... O Diogo Lopes conta o que é este projeto que mete uma holandesa, um sul-africano, um belga e vai acabar na toca da Raposo. Bem, o melhor é ler.

Foi de surpresa, ninguém sabia, mas já abriu o primeiro restaurante de Jamie Oliver em Lisboa. Fica no Príncipe Real e tem pizzas, massas frescas e muitas outras especialidades italianas.

Há fotografia, pintura ou Michael Jackson nas exposições que marcam o início de 2018. O Vasco Rosa deixa sugestões em Portugal e lá fora para a primeira metade do ano (e algumas excepções)

Para o fim deixo-lhe sugestões para poder começar a planear uma viagem (bem, nem em todos os casos)São dez ilhas, todas habitadas, todas paradisíacas. O problema é chegar lá (e a algumas é melhor mesmo não ir).

Para mais informação, é só clicar em Observador. Tem notícias, reportagens, sugestões e tudo o que precisa de ler

Boa segunda-feira, bom arranque de semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário