sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

360º- Os bons alunos não querem ser professores. Há solução? Afinal, a luz vai subir ou descer? Mais os detalhes dos 13 filhos acorrentados pelos pais

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
 

Já os pais da criança que vai aparecer no segundo episódio do polémico programa SuperNanny da SIC vão ser chamados à Comissão de Protecção de Crianças e JovensO caso foi sinalizado depois de familiares terem alertado a Comissão. A CPCJ também deu 48 horas para serem retiradas as imagens já emitidas, mas a televisão rejeitou, segundo o Expresso. O psicólogo e especialista Eduardo Sá criticou duramente a atitude dos pais e a ética da estação televisiva.

A violenta tempestade Friederike já provocou nove mortos na Europa, seis deles na Alemanha. Os ventos fortes têm ainda obrigado a fechar aeroportos e a cancelar inúmeros voos. Há vídeos elucidativos da força do vento. 

Desta manhã há ainda a registar um horrível acidente no Rio de Janeiroum carro desgovernado matou um bebé e feriu 16 pessoas em Copacabana. A polícia descartou a hipótese de terrorismo.

Dos jornais, destaque para a notícia de que o INEM ainda não tem os registos de Pedrógão em computador. Durante as horas do grande incêndio os registos obrigatórios foram feitos à mão e, sete meses depois, continuam fora do sistema informático, segundo o Público.

Depois de tanta má notícia, uma boa (ou melhor, gigante): o português Hugo Vau pode ter batido o recorde de McNamara, ao surfar a 'big mama', a maior onda de sempre na Nazaré. Teria 35 metros.

E outra: há um novo teste de sangue que pode detetar oito tipos de cancro antes que eles alastrem




Outra informação importante 
Os preços da eletricidade deviam ter descido esta quinta-feira. Seria a primeira baixa em 18 anos. Mas afinal a EDP Comercial, que tem mais de 50% dos clientes domésticos, vai aumentar a conta. No meio desta confusão, a Ana Suspiro fez um Explicador para perceber como vai ficar fatura da luz.


Uma auditoria do Tribunal de Contas revelou uma história demasiado comum, agora na indústria do carbonoAs empresas ganharam 387 milhões a vender licenças para emitir CO2 que receberam gratuitamente, enquanto o fundo do Estado perdeu dinheiro.


Entretanto, o Sindicato dos Oficiais de Justiçaanunciou mais um greve contra o Governo. Os taxistas também "vão protestar".


No PSD houve passagem de pasta de Passos para Rio. O ainda líder e o futuro encontraram-se e trocaram palavras simpáticas, mas Rui Rio acabou por admitir que há uma "pequena turbulência" no partido. Marco António Costa diz, em entrevista ao Jornal Económico, que Rio vai "ter se impôr" e que vai perdurar "se tiver um excelente resultado em 2019".

Nos EUA, hoje há uma votação no Senado sobre o tecto da dívida que pode paralisar o governo americano. É que nem dentro do Partido Republicano de Trump há consenso. Se o acordo falhar, o 'shutdown' entra em vigor à meia-noite.

À atenção de Trump: 2017 foi o segundo ano mais quente desde que há registos. Segundo a NASA e a Organização Mundial de Meteorologia, dos 18 anos mais quentes de sempre, 17 foram neste século.

Emannuel Macron visitou Theresa May no Reino Unido pela primeira vez. Disse-lhe que a França veria com bons olhos se o Reino Unido decidisse parar o processo de saída da UE, mas avisou que depois do Brexit os britânicos só entram no mercado único se pagarem.

Lula da Silva, que vai começar a ser julgado na próxima semana, deu uma entrevista ao El País. Garante que "não quer ser candidato para não ser condenado", mas sim o contrário.






Os nossos especiais

Em Portugal, são os piores alunos que querem ser professores, ao contrário do que acontece na Finlândia, por exemplo. Há solução? O que é que podemos fazer para mudar isto? É o que tenta explicar Alexandre Homem Cristo neste ensaio.

No Conversas à Quinta desta semana o tema foi o Ultimato inglês de 1890Terá sido assim tão mau?, questionam José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.




A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre o primeiro ano de Trump na Casa Branca: "Donald Trump vai comemorar o primeiro ano da presidência que nunca deveria ter acontecido. As histórias de "fogo" e de "fúria" não permitem compreender porquê".
  • Diana Soller escreve também sobre o aniversário da eleição de Trump: "Passámos a justificar tudo com a personalidade do presidente, apesar de se estarem a operar em Washington mudanças profundas que podem criar novas formas de ordem quer interna, quer internacional".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve sobre o novo PSD: "O PSD viveu sempre entre o partido eleitoral e, raramente, o governamental. Agora, enquanto a conjuntura não se alterar, deverá reduzir-se ao partido parlamentar. E não é certo que ressuscite tão cedo".




Notícias surpreendentes
O Papa Francisco facilmente surpreende pelos seus gestosNa viagem ao Chile e ao Peru, casou um casal de tripulantes do avião onde seguia, salvou uma mulher polícia que caiu do cavalo e ainda viveu outros episódios caricatos.

Se é fã da velhinha e duradoura série "Anatomia de Grey" sabe quem ela é. Ellen Pompeo, a protagonista Meredith Grey, vai tornar-se a atriz mais bem paga do horário nobre norte-americano: são 20 milhões por ano.

E sobre chocolate, acha que sabe mesmo tudo? Talvez não. Veja se conhecia estas três curiosidades dadas pelo presidente do Cacau Clube Portugal para lhe abrir o apetite.

Submersas por barragens, destruídas pela natureza ou por novas construção, fique também com a história e as fotos de 17 aldeias que já desapareceram do mapa. 10 são portuguesas.

No Observador contamos-lhes estas coisas do passado, mas também o mantemos a par de toda atualidade. Passe por cá

Boa sexta-feira e bom fim de semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário